Françoise Fourton aguarda lançamento de longa
Por Redação - 22/04/06 às 14:15
Françoise Fourton está em contagem regressiva para o lançamento do filme Araguaya, a Conspiração do Silêncio, que a atriz acredita que aconteça no próximo mês de maio.
Ela tem suas razões, porque o longa, dirigido por Ronaldo Duque, do Pólo de Cinema de Brasília e que conta também com Selton Mello e Norton Nascimento no elenco, apesar de já ter abocanhado três prêmios em importantes festivais, vem enfrentando dificuldade para ser exibido, problema ainda mal-resolvido para o cinema nacional.
“Vamos lançar guerrilheiramente o Araguaya, a Conspiração do Silêncio. Essa questão da distribuição, das salas de exibição, ainda é um problema para muitos cineastas. Nosso filme foi escolhido o melhor pelo júri especial do último Festival de Gramado, faturou também como o melhor no Festival de Trieste, na Itália e em Miami, nos Estados Unidos, e não conseguimos mostrá-lo para o público. Agora, eu acredito que a coisa vai”, anima-se a atriz.
Em Araguaya, a Conspiração do Silêncio, Françoise vive a personagem Dina, baseado em duas guerrilheiras que participaram da luta armada contra o regime militar que se instaurou no Brasil nos anos 1960, e durou até 1985.
Ela conta que o filme foi rodado em Belém (PA) onde, além de ter sido construída uma cidade cenográfica, o diretor Ronaldo Duque montou uma oficina de cinema. “Isso foi muito importante, porque o pessoal de Belém hoje já está fazendo seus próprios filmes”, diz a atriz, que também aguarda a melhor data de lançar seus primeiros projetos como cineasta.
Françoise, que se formou em Cinema, está com dois curtas totalmente prontos: A Estação das Flores e Crepúsculo de Odin, que conta com atuação solo de Ana Rosa e tem trilha sonora de Teresa Tinoco.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.