Gaúcho, ex-câmera do Domingão do Faustão, morre por conta da Covid-19

Por - 05/01/21 às 11:36 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Globo

Ivalino Raimundo da Silva, o Gaúcho, popular câmera do programa Domingão do Faustão entre 1989 e 1996, morreu no último dia 28 de dezembro, em decorrência de complicações da Covid-19. Na segunda-feira (4), Ruth Gomes Pereira, mulher do operador de câmera de 81 anos, deu detalhes à Quem e destacou que ele foi internado após apresentar problemas pulmonares na véspera de Natal no Hospital Geral do Ingá, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Numerologia: Faustão pode ter ‘mudanças no trabalho’ em 2021

Na data de seu óbito, Gaúcho – que ainda sofria da doença de Parkinson, teve duas paradas cardíacas e não resistiu.

"Ele vinha sofrendo de Parkinson há 24 anos, desde que saiu da TV Globo, em 1996. Apesar de ser uma doença progressiva, ele levava uma vida normal. Mas no final de 2019 ele teve um problema pulmonar e foi internado. A partir dessa internação, ele ficou debilitado e, desde então, tinha o tratamento de home care", contou a viúva. 

Ruth detalhou ainda que seu marido ficou com a fala prejudicada e tinha acompanhamento de fonoaudióloga, fisioterapeuta, além de manter uma alimentação especial.

“A grande dúvida é sobre como ele pegou Covid. Porque seguíamos todos os protocolos, o uso de máscara, álcool gel, isolamento. Ele foi para o hospital porque apresentou um problema no pulmão. Lá, o primeiro teste para Covid deu negativo, já o segundo positivou. Aí o problema pulmonar se agravou e a médica entrou com azitromicina, que é a medicação usada para o novo coronavírus", explicou ela à Quem.

Filho de Faustão posa com amigos e aparece mais magro

Processo

Calado e sisudo durante o trabalho, Gaúcho era sempre alvo das piadas de Fausto Silva. Ele não reagia e ignorava as brincadeiras do apresentador, que o chamava de “corno”,” tarado do asfalto”, “gaúcho do armário”, “mais antigo câmera da América Latina”, “galã de velório”, entre outros.

As brincadeiras com Gaúcho ganhavam até trilha sonora, até que em 1995 ele perdeu a paciência e processou a Globo e Fausto Silva, pedindo uma indenização de R$ 1 milhão por dano moral e material. Na época, o câmera afirmou não reclamar por temer represálias.

Ele era viúvo antes de casar com Dona Ruth, com quem ficou por 31 anos. Gaúcho teve quatro filhos em seu primeiro casamento. Ele deixa ainda quatro netos e um bisneto.

---

Tags: