Gilberto Barros terá que pagar multa por fala homofóbica
Por Flavia Cirino - 03/02/22 às 10:00
A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania de São Paulo condenou Gilberto Barros por homofobia por causa de um comentário feito no programa “Amigos do Leão”, exibido em seu canal do YouTube em setembro de 2020, e fixou uma multa de R$ 32 mil.
A decisão da pasta vinculada ao governo João Doria (PSDB) tem como base a lei estadual 10.948, promulgada em 2001, que prevê punição administrativa em casos de homofobia e transfobia. O comunicador, que apresentou defesa e ainda pode entrar com recurso, não se manifestou sobre o caso.
O apresentador, em um especial sobre os 70 anos da TV brasileira, disse que, quando trabalhava na Rádio Globo, na década de 80, tinha que presenciar “beijo de língua de dois bigodes” pois havia uma boate para o público LGBTQIA+ em frente ao local.
Não tenho nada contra, mas eu também vomito. Eu sou gente, ainda mais vindo do interior. Hoje em dia, se quiser fazer na minha frente, faz. Apanha os dois, mas faz”, disse, na ocasião.
Veja +: Conheça as principais bandeiras LGBTQIA+ e seus significados
CONDENAÇÃO SUGERE INCITAÇÃO AO ÓDIO
A denúncia contra Gilberto Barros foi feita pelo jornalista William De Lucca, também militante da causa LGBTQIA+. A condenação foi aplicada pela Comissão Especial de Discriminação Homofóbica, subordinada à secretaria.
De acordo com a colunista Monica Bergamo, na decisão que fundamentou a pena no último dia 28 de janeiro, a comissão afirmou que “os comentários proferidos pelo denunciado, inclusive, num tom pejorativo e de aversão, foram preconceituosos e ofensivos, atentando à honra e dignidade da pessoa humana”.
Disse ainda que, ao sugerir que agrediria dois homens que estivessem se beijando, o apresentador estava “incitando o ódio e violência contra a população LGBTQIA+ e atribuindo uma conotação negativa e de repúdio à demonstração de carinho entre pessoas do mesmo sexo”.
Veja +: Rede de fast food sofre ataques e recebe elogios por campanha LGBTQIA+
A defesa do comunicador sustentou perante a comissão que ele possui amigos LBGTQIA+, não teve a intenção de discriminar e não se dirigiu a um indivíduo específico.
O órgão refutou as teses, afirmando que a fala afrontou a coletividade e que é “irrelevante o fato de o denunciado conviver diariamente e ter laços de amizade com pessoas das mais diversas orientações sexuais”.
PARA GILBERTO BARROS, A TV NÃO TEM MAIS GLAMOUR
Nos primeiros dias do ano, Gilberto Barros conversou com a reportagem de O Fuxico. Ele é um dos maiores comunicadores da TV brasileira, com seu jeito leve e divertido animou milhões de telespectadores durante sua trajetória – e ainda o faz com maestria na web.
Uma das personalidades mais versáteis ele apresenta, entrevista, canta, atua, produz e escreve. No auge de seus 63 anos, tem muita história para contar. E o público, seu companheiro fiel sente muita falta do rugido do Leão na telinha.
“Televisão é minha vida, mas perdeu o seu glamour da última década para cá, lamentavelmente. E o glamour perdido foi ocasionado pela falta de interesse de quem faz TV. O foco maior agora é ser departamento comercial. Eu tive a oportunidade de receber alguns convites, eu nunca expus isso. Respeito muito pessoas que são dignas e fieis a mim”, iniciou ele a OFuxico.
O apresentador que já esteve à frente de atrações tais como “Leão Livre”, “Quarta Total”, “Domingo Show”, “Sabadaço”, “Boa Noite Brasil”, “A Grande Chance” e “Sábado Total” todos na linha de shows, destacou sua tristeza com a programação atual das emissoras.
“A TV não está maravilhosa. Eu sou fanático, macaco de auditório, assisto aos meus amigos e bons programas. Sinto náusea quando vejo a programação da TV brasileira hoje. O frio na barriga parece que foi substituído pelo calor do bolso. Já me falaram que estou fazendo internet por não ter lugar na televisão. Que eu estaria bravo. É uma grande falácia, mentira. Eu sou uma pessoa realizada financeira, profissional e familiarmente”, completou.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino