Gilberto Gil: Brasil é um filho do mundo que cresceu e agora quer falar
Por Redação - 29/05/06 às 01:37
Berlim e Munique receberam uma dose extra de cultura, no último final de semana. O Ministro da Cultura, Gilberto Gil, esteve nas duas cidades em função do lançamento da Copa da Cultura, que começou no dia 25 de maio, na capital alemã Berlim.
A Copa da Cultura, um evento que promete reforçar a imagem do Brasil no exterior, é um intercâmbio cultural idealizado pelo Ministério da Cultura, que colocará o Brasil em destaque na Alemanha e na Europa, durante os jogos e todo o ano de 2006.
Entrevistado pela coluna Megabytes(site webavista), na Haus de Kunst (Casa de Cultura), em Munique, Gilberto Gil disse que o Brasil é como um filho (do mundo) que cresceu e agora quer falar:
"O mundo está querendo esta resposta brasileira, estão querendo escutar o Brasil e a alma brasileira. Querem entender e gostar do Brasil, cada vez mais. Querem gostar do Carnaval, do futebol e ir mais além", disse ele.
Até o dia 9 de julho, uma extensa programação cultural, que apresentará filmes brasileiros, danças, lançamentos de livros, artes plásticas e outras artes do nosso país, poderá ser apreciada não só pelos alemães, mas pelos turistas que passarão pela Alemanha durante a Copa.
Gil diz que o mundo está querendo gostar das coisas que estão mais escondidas no Brasil: "Coisas que estão mais na profundidade do dia-a-dia, da vida cotidiana, gostar dos pobres brasileiros, do povo simples, suas obras, suas propostas de vida. Pra isso tudo tem cada vez mais espaço no mundo inteiro", afirma.
Até o dia 31 de maio, o ministro cumpre sua agenda de compromissos internacionais na França, Alemanha e Espanha. Com tantos projetos e viagens, como ficará o cantor e compositor Gilberto Gil? Esse lado fica quieto, em hibernação. Saiu rapidamente para compor músicas, uma delas para a Seleção Brasileira. "Vocês ouvirão em breve", finaliza.
Angélica Feliciano
(correspondente Mega Bytes na Copa 2006)
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.