Globo corrige nomes de personalidades, em seu site de JK

Por - 05/02/06 às 14:36

A Globo corrigiu os nomes de alguns barbacenenses ilustres, no site de JK. A medida foi tomada, depois que a reportagem de OFuxico entrou em contato com a Central Globo de Comunicação, informando sobre o erro na grafia de alguns personagens históricos da vida do presidente, que está sendo contada através da minissérie.

Menos de uma semana depois que a minissérie entrou no ar, nossa redação recebeu o e-mail de uma leitora, informando que José Silvério Ribeiro tinha detectado as falhas.

“No link sobre a vida pública de JK, em Minas, eles lançam a seguinte frase: ‘Ao aceitar o cargo de chefe do gabinete civil de Benedito Valadares, Juscelino chegou mais próximo das grandes lideranças da política mineira. Em abril de 1934, por influência do mesmo Valadares, ele se filiou ao Partido Progressista de Minas Gerais (PP), sigla criada para fortalecer o governo de Getúlio Vargas. Com o apoio de figuras como Antonio Carlos Andrada Silva e Crispim Jacques Bias Fortes, Juscelino seria indicado, em setembro do mesmo ano, para ocupar a secretaria do partido’.

Na avaliação de José Silvério Ribeiro, "não foi Antônio Carlos Andrada Silva e, sim, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, o famoso Presidente Antônio Carlos, quem cedeu sua vez para que Getúlio fosse Presidente da República, apoiando a Revolução de 30. Entretanto, o erro mais grave é o nome de Crispim Jacques Bias Fortes, nominado como amigo de JK. Crispim Jacques Bias Fortes morreu em 1917, quando JK ainda era menino em Diamantina. Portanto, o amigo de JK sempre foi José Francisco Bias Fortes, filho de Crispim Jacques, que também foi governador de Minas, inclusive sucedendo JK em Minas no ano de 1955", dizia a correspondência eletrônica.

Segundo informações da CGCOM, os erros já foram corrigidos na página da minissérie.

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.