Globo estreia nova temporada de Por Toda Minha Vida

Por - 11/11/09 às 13:30

Renata D'Almeida

A Globo traz de volta um de seus melhores programas. A trajetória de nomes que marcaram o cenário cultural brasileiro ganha nova temporada em Por Toda Minha Vida, que a emissora exibe a partir do próximo dia 19, sempre às quintas-feiras, logo após A Grande Família.

Desta vez, o público poderá conhecer e relembrar as histórias de Cazuza, Raul Seixas e Claudinho, que fazia dupla com Buchecha. Apresentado por Fernanda Lima, o programa tem direção de núcleo de Ricardo Waddington e redação final de George Moura. 

Baseado em fatos reais, Por Toda Minha Vida conta com uma estrutura que compreende dramatização, depoimentos de familiares e amigos, além de trechos de shows e reportagens. “O projeto nasceu de uma conversa e, aos poucos, chegamos ao formato de um ‘docudrama’”, explica Waddington.

“O diferencial do programa é justamente essa mistura, um híbrido de documentário com novela, uma tendência que está presente em todas as televisões do mundo e tem inúmeras possibilidades”, avalia Moura. 

Este ano, a atração concorre pela terceira vez ao Emmy International Awards na categoria Programa de Arte.  A primeira indicação veio com o especial dedicado à Elis Regina e a segunda, com a história de Nara Leão. Este ano, a vida dos Mamonas Assassinas colocou a atração novamente entre os finalistas.

“A competição é dura, pois a seleção envolve mais de 50 programas de televisão de todo o mundo, e nós estamos entre os quatro finalistas”, comemora o roteirista. 

A vida de um dos maiores artistas brasileiros: Cazuza
 
O jornalista Pedro Bial recorreu a uma música de Lobão, para definir o lema de seu amigo Cazuza: “É melhor viver dez anos a mil do que mil anos a dez”. Eles se conheceram ainda garotos e cresceram divagando sobre o futuro: "Ou a vida é uma grande aventura ou não é nada!”, recorda Bial sobre as questões que debatiam, numa época em que queriam revolucionar o mundo. A carreira do cantor, que gritou por uma geração que desconhecia a democracia, encantou, chocou e emocionou o país.

Batizado Agenor de Miranda Araújo Neto, Cazuza é o tema do primeiro Por Toda a Minha Vida de 2009, previsto para o dia 19 de novembro, após A Grande Família

O especial traz imagens de arquivo e depoimentos de amigos, familiares e profissionais que acompanharam de perto a carreira de Cazuza, entre eles Bial, Ney Matogrosso, Sandra de Sá, Bebel Gilberto, Roberto Frejat, Ezequiel Neves e seus pais, Lucinha e João Araújo.

“Lucinha Araújo abriu o baú dos seus arquivos para nossa pesquisadora Júlia Schnoor e lá encontramos coisas preciosas, como momentos de intimidade dele, comemorando um aniversário em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro”, conta Moura.  

Apresentado por Fernanda Lima, Por Toda a Minha Vida Cazuza tem direção de núcleo de Ricardo Waddington e direção de Gustavo Fernandez.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.