Globo evita assédio de políticos na Caravana do JN, mas eles já tentam tirar proveito

Por - 27/07/06 às 17:21

Felipe Panfili

 

A Caravana do Jornal Nacional já atrai políticos, ávidos em pegar carona para suas campanhas políticas ou de seus partidos. Para drilbar esses espertinhos, a Globo não vai divulgar previamente os destinos do ônibus.

Pedro Bial e sua trupe já estão na estrada, a bordo do motorhome, para conduzir a Caravana. O projeto -uma série de reportagens para mostrar curiosidade e  informações que o Brasil desconhece _, vai percorrer todo o País e começa a ser exibida no dia 31 de julho, no telejornal.

Apesar do cuidado tomado pela emissora, já tem político querendo tirar casquinha da atração. A redação de OFuxico recebeu um e-mail, enviado pelo assessor de um deputado da cidade de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, dando como certo que sua cidade foi a primeira escolhida para a série de matérias. A mensagem diz ainda que a localidade foi escolhida porque Carlos Henrique Schroeder (Diretor da Central Globo de Jornalismo), é “natural de Santo Ângelo e conhece bem a região.”

Procurada pela reportagem do site para saber se São Miguel das Missões será mesmo aprimeira parada do ônibus, a assessoria de imprensa da Globo não confirma e diz apenas tratar-se de uma cidade do Sul do País. Isso, visando justamente evitar o uso indevido do programa por políticos.

“A emissora está tratando esse assunto com muito sigilo. Nem mesmo nós da comunicação sabemos o trajeto exato. O que temos de concreto é que eles começam, pelo sul, seguem pelo Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, nesta ordem”, diz a Central Globo de Comunicação a OFuxico, acrescentando que “a intenção da Caravana não é angariar votos.”
 
A Caravana seguirá por 75 cidades e rodará cerca de 15 mil quilômetros pelo país. Serão sete transmissões no Jornal Nacional, uma a cada 15 dias, às segundas-feiras, com revezamento entre William Bonner e Fátima Bernardes na apresentação do telejornal. Pedro Bial comandará as reportagens para a série Desejos do Brasil, que vai traçar um panorama dos anseios dos brasileiros, captando os contrastes do território nacional.

Confira alguns trechos do e-mail enviado à nossa redação, contando onde vai ser a primeira visita da Caravana, referindo-se à cidade de São Miguel das Missões. Vale lembrar que omitidos os nomes dos políticos propositalmente, no texto:

“O deputado … comemora a escolha de São Miguel das Missões como sede da primeira edição da “Caravana Jornal Nacional”, da Rede Globo. Na próxima segunda-feira (31), William Bonner fará a apresentação do telejornal direto das Ruínas Jesuíticas, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1983. … acredita que a escolha de São Miguel das Missões para a estréia do projeto especial da Globo deve-se à sua importância histórica. ‘O fato do diretor da Central Globo de Jornalismo, Carlos Henrique Schroeder, ser natural de Santo Ângelo e conhecer bem a região também colaborou´, comenta o deputado. Esta divulgação extraordinária é mais um incentivo ao turismo de toda a região das Missões.
O prefeito ….afirma que recebeu, há 15 dias, um telefone de Schroeder anunciando a escolha de São Miguel. ‘Ele pediu segredo’. Vamos preparar um local adequado para receber o público que quiser acompanhar a transmissão do JN das Ruínas…

Técnicos da Rede Globo já estão no município missioneiro cuidando dos preparativos da primeira edição da Caravana JN, que seguirá por 75 cidades e rodará cerca de 15 mil quilômetros pelo país. No total, serão sete transmissões, a cada 15 dias, às segundas-feiras, com revezamento entre Bonner e Fátima Bernardes na apresentação do telejornal. A cargo de Pedro Bial ficarão as reportagens para a série Desejos do Brasil, que vai traçar um panorama dos anseios dos brasileiros, captando os contrastes do território nacional.”

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.