Globo recua e admite censura, na cena do beijo homossexual de América
Por Redação - 07/11/05 às 18:52
A polêmica do veto do beijo entre os personagens homossexuais Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), no último capítulo da América, parece não ter fim.
Segundo afirmação inicial dada à imprensa por Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, a cena em questão sequer havia sido gravada para exibição no capítulo da última sexta-feira, dia 4. Já a autora Glória Perez se defendeu, afirmando que a cena do beijo entre os atores foi gravada, sim, repetidas vezes.
Porém, na tarde desta segunda-feira, dia 7, em comunicado enviado à imprensa pela Central Globo de Comunicação, a emissora recua ao admitir que a cena foi mesmo preterida, indo ao ar uma outra opção, aquela assistida pelo público: sem beijo. O comunicado diz ainda que a direção alertou autora e direção para que a cena fosse sutil e delicada, bem como admite a gravação de tomadas diferentes para avaliação e escolha na edição.
Confira o comunicado na íntegra:
“A TV Globo se orgulha por ter sido pioneira e por ser ainda a única emissora a se utilizar da sua teledramaturgia para, sistematicamente, tratar de questões relevantes da realidade da nossa sociedade.
E, neste campo, não temos tabus, tratando de temas sem restrições, podendo citar, como exemplos, racismo, prostituição e até reforma agrária.
O tema homossexualismo chega a ser recorrente, constou seguidamente das três últimas novelas das oito, tendo sempre com premissa a crítica à homofobia. Temos certeza de que fomos bem sucedidos em todos esses exemplos.
No que se refere ao beijo entre dois personagens do mesmo sexo, no capítulo final de América, a direção da emissora, antes de qualquer gravação, recomendou à autora e à direção da novela para que a cena fosse escrita com as mesmas sutileza e delicadeza com que o assunto foi tratado durante a novela.
Foram apresentadas gravações com diferentes formatos, que permitiam entender, com mais ou menos intensidade, que estaria ocorrendo um beijo.
A direção da TV Globo, ainda sim, determinou uma mudança na versão escolhida, optando pela abordagem que julgou mais apropriada para exibição numa novela das oito.
Com a certeza de que em nada prejudicou a mensagem geral que a autora passou sobre o tema”.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.