Glória Maria está com pancreatite e passa mais um dia no hospital

Por - 05/08/06 às 14:00

Divulgação / TV Globo

A jornalista Glória Maria, internada desde a noite de quinta-feira, 3, no Pró-Cardiaco, em Botafogo, zona sul, permanece pelo menos mais um dia internada, conforme afirma a assessoria de imprensa do hospital, desmentindo rumores de que a apresentadora do Fantástico iria para casa ainda neste sábado, 5. 

O novo boletim médico sobre o estado de saúde da jornalista Glória Maria é assinado pelo gastroenterologista José Galvão Alves e diz o seguinte:

“A paciente permanece no hospital com quadro de pancreatite aguda de grau leve e sem complicações, com evolução clínica favorável”.

Glória passou por uma bateria de exames, para os médicos chegarem a um diagnóstico mais preciso do motivo das fortes dores que ela sentiu no abdômen, quando estaria no Projac, em Jacarepaguá, ensaiando para a sua participação no Criança Esperança, que acontece este final de semana, em São Paulo. Ela não deve integrar o cast de estrelas globais que se apresentam no especial, uma vez que a emissora já anunciou que no domingo, 6, ela será substituída no Fantástico por Renata Ceribeli.

Na quarta-feira, 2, Glória estava bem. Ao lado do namorado, Carlos Araújo, assistiu a apresentação do espetáculo Saltimbancos, do Cirque du Soleil, na capital paulista.

Pancreatite

O site www.abcdasaude.com.br explica o que, quais são os tipos de pancreatites e as causas mais comuns. Confira:

Pancreatite é a inflamação do pâncreas. O pâncreas é um órgão situado na parte superior do abdômen, aproximadamente atrás do estômago. É um órgão com várias funções, sendo parte responsável pela produção de insulina e parte responsável pela produção de substâncias necessárias para a digestão dos alimentos. A pancreatite pode ser aguda ou crônica.

Existem duas causas responsáveis pela grande maioria dos casos de pancreatite: os cálculos na via biliar e o uso abusivo do álcool.

A bile, produzida pelo fígado, e as substâncias produzidas pelo pâncreas são levadas até o intestino por pequenos canais, e no seu final por um canal único para os dois órgãos.

Quando um cálculo (popularmente chamado de pedra), formado na vesícula ou em qualquer parte desses canais, obstrui o fluxo para o intestino pode ocorrer um quadro de pancreatite.

A outra grande causa de pancreatite é o consumo excessivo de álcool. O uso crônico de quantidades excessivas de álcool pode levar tanto a episódios agudos de pancreatite como à própria pancreatite crônica.

Causas bem menos comuns de pancreatite são as produzidas por: certos medicamentos; infecções virais como a caxumba; traumatismo abdominal (graves acidentes de carro, por exemplo); excesso de funcionamento da glândula paratireóide; excesso de triglicerídeos no sangue; malformações do pâncreas e exames com uso de contraste nos canais biliares e pancreáticos.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.