Gloria Pires é a vencedora do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro
Por Redação - 01/06/11 às 08:02
O Teatro João Caetano, no Centro do Rio, se encheu de glamour na noite de terça-feira (31), durante a entrega do 10º Grande Prêmio de Cinema Brasileiro. Com oito troféus, Tropa de Elite 2 saiu consagrado. O longa de José Padilha – que bateu o recorde histórico de bilheteria do cinema nacional – foi vencedor nas principais categorias, como melhor filme, direção, roteiro e fotografia. Wagner Moura, na pele do Tenente -Coronel Nascimento, foi escolhido o melhor ator, mas não pôde receber o prêmio por estar em Paulínia, rodando um novo filme.
O filme disputou com Chico Xavier, outro sucesso de bilheteria, que terminou a noite com três prêmios.
Do lado de fora, no tapete vermelho, um desfile de celebridades deu ainda mais brilho ao evento, cuja homenagem principal foi ao casal de produtores Luiz Carlos e Lucy Barreto. Barretão, inclusive, brincou e se disse aliviado com o fato de Tropa 2 ter superado a hegemonia de Dona Flor e Seus Dois Maridos, até então o filme mais assistido no Brasil.
"A pior coisa do mundo é você ficar 20 anos assim como recorde do Brasil", disse o cineasta.
Na lista de famosos, um dos destaques foi a sempre bela Camila Pitanga, exuberante num vestido de um ombro só. Agraciada como melhor atriz por sua atuação no filme Lula, O Filho do Brasil, Glória Pires também se destacou. A atriz, que viveu a mãe do ex-presidente, dona Lindu, esatava emocionada.
"Esta é uma noite muito especial e muito importante para todos nós que fazemos e amamos o cinema. A Lindu é uma personagem que já existia e que caiu perfeitamente para mim. Apesar de ter sido muito bombardeado, fiquei feliz com o resultado do filme. Muitas pessoas deixaram de assistir por caua das críticas. Mais do que concorrer ao prêmio, vim festejar o casal Lucy e Luis Carlos Barreto", disse
Acompanhado pela mulher, Antônia Fontenelle, Marcos Paulo marcou presença e evitou falar sobre sua saúde e a luta contra o câncer no esôfago.
"Vim para assistir e prestigiar os amigos. Dia 22 de julho lanço meu filme, Assalto ao Banco Central. Minha saúde está indo como deve estar, mas prefiro não falar isso sobre esta noite", disse.
Durante o evento, foi concedido ainda o prêmio de Preservação à Mostra de Cinema de Ouro Preto, a CineOP, que terá sua sexta edição a partir do próximo dia 15 de junho. Coube a Lúcia Rocha, mãe do cineasta Glauber Rocha, a entrega do prêmio. Outro momento emocionante foi a homenagem surpresa à Norma Bengell, que apareceu no palco numa cadeira de rodas. A atriz foi homenageada por Marieta Severo e, ao agradecer, pediu que fosse colocada de pé, pedido prontamente atendido com a ajuda de Fabíula Nascimento, mestre de cerimônias do evento.
Ingrid Guimarães, Paulo Gustavo, Juliana Didone, Christiane Torloni, Tainá Muller, Hugo Carvana, Geovana Tominaga, Luciano Szafir e a namorada Julia Rusastki, MV Bill, Alinne Moraes, Alice Braga, Caio Blat e Maria Ribeiro, entre outros, participaram da premiação.
Veja a lista completa dos vencedores da 10ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro:
Melhor longa-metragem: Tropa de Elite 2
Voto popular – Tropa de Elite 2
Melhor documentário: O Homem Que Engarrafava Nuvens
Voto popular – Dzi Croquettes
Melhor direção: José Padilha – Tropa de Elite 2
Melhor atriz: Glória Pires – Lula, o Filho do Brasil
Melhor ator: Wagner Moura – Tropa de Elite 2
Melhor atriz coadjuvante: Cássia Kiss – Chico Xavier
Melhor ator coadjuvante: André Mattos – Tropa de Elite 2 e Caio Blat – As Melhores Coisas do Mundo
Melhor longa-metragem infantil: Eu e Meu Guarda-Chuva
Melhor direção de fotografia: Lula Carvalho por Tropa de Elite 2
Melhor direção de arte: Adriam Cooper por Quincas Berro D´Água
Melhor figurino: Kika Lopes por Quincas Berro D`Água
Melhor maquiagem: Rose Verçosa por Chico Xavier
Melhor efeitos visuais: Darren Bell, Geoff D. Scott e Renato Tilhe por Nosso Lar
Melhor montagem ficção: Daniel Rezende por Tropa de Elite 2
Melhor montagem documentário: Raphael Alvarez por Dzi Croquettes
Melhor som: Alessandro Laroca, Armando Torres Jr. e Leandro Lima por Tropa de Elite 2
Melhor trilha sonora: Guto Graça Mello por O Homem que Engarrafava Nuvens
Melhor trilha sonora original: Jaques Morelenbaum por Olhos Azuis
Melhor curta-metragem ficção: Recife Frio dirigido por Kleber Mendonça Filho
Melhor curta-metragem documentário: Geral dirigido por Anna Azevedo
Melhor curta-metragem animação: Tempestade dirigido por Cesar Cabral
Melhor roteiro original: Braulio Mantovani e José Padilha – Tropa de Elite 2
Melhor roteiro adaptado: Marcos Bernstein – Chico Xavier
Melhor longa-metragem estrangeiro: O Segredo Dos Seus Olhos (Argentina / Espanha), de Juan José Campanella
O Fuxico:
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.