Gloria Pires se torna imortal e pede respeito. Saiba tudo!

Por - 15/11/23

Gloria Pires ladeada pelos filhos e o marido

A Academia Brasileira de Cultura (ABC) realizou na noite de terça-feira, 14 de novembro, a cerimônia de posse de 13 novos membros, na sede da instituição, na Fundação Cesgranrio, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Entre o grupo de artistas e personalidades considerados ‘imortais’ estava Gloria Pires. Cercada pela família – exceto Cleo, que estava de alma”, segundo a atriz – a Irene de “Terra e Paixão” tomou posse na cadeira 42, cujo patrono é Antônio Carlos Pires, seu pai.

No discurso, a atriz reverenciou o patriarca: “Foi ele que abriu o caminho. A minha ancestralidade, minha grande inspiração na carreira, na vida, minhas filhas”, destacou a artista.

Gloria Pires fez questão de enfatizar que vai lutar pelos direitos da classe artísticas nos meios digitais e analógicos: “A cultura é viva. Eu tenho o meu compromisso com a Academia de preservar a cultura, de lutar pela cultura e principalmente pelos direitos dos artistas e intérpretes do audiovisual”, afirmou.

Família presente

Na seleta plateia, Gloria Pires foi aplaudida pelo marido, Orlando Morais, e os filhos Anttónia, Ana e Bento.

“Cleo, infelizmente não veio, mas, com certeza, a gente se apoia muito. Era importante para todo mundo estar aqui vendo ela receber essa imortalidade”, destacou Ana.

Anttónia reforçou: “Sinto um enorme orgulho dela, uma profissional impecável. Minha mãe começou a trabalhar com seis anos de idade e sempre nos ensinou a sermos muito profissionais, éticos, pontuais, sérios com o trabalho, com compromisso”.

Orlando era a imagem do orgulho e da admiração: “Gloria sempre foi uma operária que lutou pelos direitos dos artistas, por todo mundo”, ressaltou.

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino