Grupo Síndrome de Down rebate explicação da MTV

Por - 04/10/05 às 14:49

Depois do comunicado da MTV Brasil, enviado à imprensa através de seu assessor, sobre um mal-entendido ocorrido no Vídeo Music Brasil, que aconteceu no dia 29 de setembro, em São Paulo, com a palavra “mongolóide”, o Grupo Síndrome de Down rebateu:

Confira na íntegra:

"Prezado Edgar,

Gostaria de agradecer a sua resposta, mas também de ressaltar algumas questões:
 
1. A MTV reprisou o programa sem fazer nenhuma observação ou correção a respeito. O mesmo programa está disponível no site da MTV: com ou sem a frase infeliz?

2. Sobre Síndrome de Down: A Síndrome de Down é um arranjo cromossômico que ocorre naturalmente e que sempre fez parte da condição humana, sua ocorrência é universal entre todas as raças e gêneros e ocorre, aproximadamente, em 1 a cada 800 nascimentos.
 
3. A SD não é nenhuma doença, nem desordem, defeito ou condição médica. É inapropriado e ofensivo se referir às pessoas com SD como "afligidas por" ou "sofrendo de" SD.
 
4. As pessoas com Síndrome de Down são pessoas, não portadoras, a síndrome é inerente a eles e não algo que eles carreguem consigo (eu sou portador da minha carteira de identidade…e posso largá-la quando quiser). Essa observação é válida para qualquer deficiência.
 
5. A Síndrome de Down afeta comumente o estilo de aprendizagem, apesar das diferenças serem extremamente variáveis e individuais, assim como as características físicas e cuidados médios. O desafio mais significativo é o de achar o método mais eficiente e produtivo para cada indivíduo. A identificação do melhor método de ensino para cada criança começa idealmente logo após o nascimento através de programas de estimulação precoce.
 
6. Hoje a maioria das crianças com SD é alfabetizada, freqüenta escolas regulares (tenho certeza que seus colegas não os tratam com essa terminologia), alguns estão completando o 2º grau, já temos casos de estudantes universitários. Muitos até assistem à MTV.
 
Assim como sugeriram alguns colegas e amigos eu continuo esperando alguma atitude mais consistente da parte de vocês. A gafe aconteceu no programa de maior audiência do ano da MTV. Não acho justo que as desculpas sejam privadas.
 
Um abraço,

Fábio Adiron"

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.