Guilherme Weber acha que o público foge dos teatros cariocas

Por - 22/03/13 às 19:04

Ag.News

Guilherme Weber está em cartaz no Teatro Laura Alvim, em Ipanema, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, com o espetáculo Ah, A Humanidade e Outras Boas Intenções. A peça narra cinco histórias do autor norte-americano Will Eno. Apesar de estar satisfeito por mais um trabalho de um de seus escritores prediletos, o ator lamenta que o público carioca esteja cada vez mais distante das artes cênicas.

“O público do teatro contemporâneo tem diminuído especialmente no Rio de Janeiro. A plateia carioca está cada vez mais procurando outro tipo de espetáculo. Infelizmente este êxodo está acontecendo justamente numa época muito criativa quando a jovem dramaturgia está amadurecida. É um descompasso de um momento criativo e poderoso e com a recepção do público”, avalia ele ao site O Fuxico.

Para atrair as pessoas de volta à plateia do teatro, Guilherme acredita que é preciso haver mudanças profundas, principalmente no quesito incentivo político.

“É bem complexo isso e o teatro nunca foi divulgado pelo país através do Governo e pelos Ministérios como uma fonte de necessidade, como um catalisador de mudanças. O teatro é uma crônica e tem de ser acompanhado pela população. Vivemos num país difícil tem trânsito até para ir à praia. O teatro seria um movimento de resistência.”

Enquanto aguarda um incentivo, o ator e diretor segue apresentando o espetáculo juntamente com a sua Sutil Companhia de Teatro. Na peça, ele interpreta cinco personagens, em cinco histórias diferentes.

“São textos que mostram personagens que lidam com fracasso. A primeira é um treinador de um time de futebol que perdeu um campeonato. A segunda é um casal que grava vídeos para o site de relacionamento e acabam entrando num conflito, o terceiro a porta-voz de uma companhia aérea que dá a notícias de um desastre aéreo, a quarta uma pessoa que reconstitui uma fotografia de guerra e a última é um casal que tenta chegar a uma igreja sendo um para um batizado e outro para um velório.”

Guilherme Weber anda de bicicleta, no Rio
Guilherme Weber passeia sozinho em shopping
Guilherme Weber diz que anda de metrô

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.