Harry e William anunciam nova estátua da Princesa Diana

Por - 30/08/20 às 00:00 - Última Atualização: 16 junho 2021

Reprodução/Instagram

Os Príncipes Harry e William se reuniram para emitir uma declaração conjunta quase seis meses depois de Harry ter feito seu último compromisso público no Reino Unido como membro da realeza. Eles foram 'forçados' a se juntar mais uma vez para anunciar uma nova estátua de sua mãe, a princesa Diana, que será inaugurada em seu aniversário de 60 anos, dia 1 de julho de 2021.

Diana morreu tragicamente em um acidente de carro em Paris em 1997, aos 36 anos de idade, quando William e Harry tinham apenas 15 e 12 anos, respectivamente.

A nova estátua foi encomendada em 2017 para marcar o 20º aniversário de sua morte, mas a instalação foi adiada devido à pandemia do coronavírus.

Agora ela será revelada nos jardins do palácio de Kensington, mesmo lugar onde Harry e Meghan anunciaram seu noivado há alguns anos, no dia 1º de julho de 2021.

William e Harry disseram em sua declaração: "Nossa mãe tocou muitas vidas. Esperamos que a estátua ajude todos aqueles que visitam o Palácio de Kensington a refletirem sobre sua vida e seu legado."

William e Harry supostamente não se falaram por dois meses após a decisão do duque e da duquesa de Sussex de deixarem de ser membros-sênios da realeza, algo que o herdeiro do trono não gostou.

Príncipe Charles ajuda Príncipe Harry financeiramente

Vida em risco

Segundo o jornal Daily Mirror, 10 meses antes de sua morte, Diana entregou uma carta ao seu mordomo de confiança Paul Burrell, onde ela supostamente afirma que pressentia que o ex-marido, o Príncipe Charles, estava planejando algo contra sua vida.

A carta foi publicada pela primeira vez em 2003 pelo próprio diário.

Segundo uma parte da carta, que tem a caligrafia da princesa, ela diz a Burrell que a nova fase que estava vivendo, após o divórcio de Charles, era 'perigosa'.

"Estou sentada aqui em minha mesa em outubro, querendo que alguém me segure e me dê coragem para permanecer forte e manter minha cabeça erguida. Esta fase particular da minha vida é a mais perigosa", escreveu, demonstrando principal preocupação nos carros em que usava na época.

Diana e o príncipe Charles se divorciaram em 28 de agosto de 1996. Sua morte ocorreu um ano depois e efetivamente em um acidente de carro, como ela aparentemente previu em sua carta.

Embora até agora não tenha sido provado que a carta é autêntica, muitos se perguntam se Diana realmente sabia o que aconteceria com ela.

Paul Burrell publicou o livro 'A Royal Duty' onde consta a escrita da mãe de Harry e William, porém a autenticidade da carta foi questionada em 2007 por não acreditarem que ela a tivesse escrito.

A brasileira Lucia Flecha da Lima (1940-2017), que foi melhor amiga de Diana, chegou a dizer na época que não acreditava em Paul Burrell:

"Ele era perfeitamente capaz de imitar a letra da princesa Diana. Não acho que ela temesse por sua vida, especialmente o príncipe Charles, o futuro rei de seu país", disse para o The Telegraph.

---

Tags: ,