Heloisa Perissé está com dengue

Por - 07/05/12 às 14:49

Divulgação/TV Globo

O surto de dengue que assola o Rio de Janeiro fez como vítima Heloisa Perissé. A atriz, que interpreta Monalisa na novela Avenida Brasil da Globo, foi infectada pelo mosquito Aedes Egypti.

+ HELOISA USA FILHAS DE COBAIAS

http://ofuxico.terra.com.br/noticias-sobre-famosos/heloisa-perisse-usa-filhas-de-cobaias-para-treinar-como-cabeleireira/2012/04/06-136779.html

Na última sexta-feira (4), Perissé escreveu em seu Twitter que havia ido ao médico, mas não especificou o motivo da consulta.

De acordo com a assessoria de imprensa da Globo, a atriz está com a doença desde a semana passada, quando, mesmo mal, conseguiu cumprir a sua agenda de gravação da novela. A previsão é de que Heloisa retorne ao trabalho nesta terça-feira (8).

"Não teve nenhum prejuízo para a novela", completou a assessoria.

Conheça a doença

A dengue é transmitida principalmente pelo Aedes aegypti, vetor também da febre amarela É um inseto cosmopolita, encontrado principalmente em locais de grande concentração humana. Vive dentro das casas (sob mesas, cadeiras, armários etc.), alimentando-se da seiva das plantas. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o homem em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde, preferencialmente nas pernas.

Em média, cada Aedes Aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Uma vez com o vírus da dengue, torna-se um vetor permanente da doença e pode transmitir a doença para suas crias.

O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes artificiais, tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva. Nas Américas, o mosquito utiliza ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

A transmissão da dengue, depende da concentração do mosquito: quanto maior a quantidade, maior a transmissão. Esta concentração está diretamente relacionada pela presença das chuvas: mais chuvas, mais mosquitos.

Tratamento

O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico.

É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.

O doente começa a sentir a melhorar cerca de quatro dias após o início dos sintomas da dengue, que podem permanecer por 10 dias.

Sintomas

Geralmente, os sintomas da dengue iniciam de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da dengue clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.