Hoje Gugu faria 61 anos, veja fotos exclusivas do seu acervo

Por - 10/04/20 às 06:00

Acervo Gugu

Nesta sexta-feira (10), Gugu Liberato completaria 61 anos. Avesso a festas ele sempre comemorava seu aniversário ao lado da família, em um almoço ou jantar restrito e reservado, habitualmente preparado em sua casa em Aldeia da Serra, Santana do Parnaíba, São Paulo.  Aliás os almoços familiares era uma grande paixão do apresentador, sua casa sempre foi o local oficial das reuniões dos Liberato realizada quase todos os finais de semana.

Hoje é um dia muito triste para todos que amavam Gugu, morto em um acidente doméstico em novembro de 2019. Obviamente a data não tem nada de festiva. Sua mãe e seus irmãos certamente passarão o dia juntos, dividindo lembranças e muita saudade.

Memória Gugu: Família organiza acervo da trajetória do apresentador

As fotos desta galeria foram cedidas pelo projeto Memória Gugu que inicio esta semana o trabalho de catalogação, organização e conservação dos pertences que fizeram parte dos seus quase 40 anos de carreira. O acervo nasceu da iniciativa dos filhos e familiares do apresentador que  decidiram, num futuro próximo, criar uma mostra e oferecer gratuitamente para faculdades de jornalismo, inclusive a Casper Libero, onde ele se formou. Esse material ilustrará em detalhes a trajetória profissional de quem escreveu um capítulo importante da tv. Lembrando que a famosa guerra de audiência, o habito de fazer um programa olhando em tempo real o minuto a minuto do Ibope, foram estratégias criadas por Gugu e, posteriormente adotadas por outras emissoras.

É proibida a reprodução deste material.

José Armando Vannucci relembra autógrafo dado para Gugu

Biografia Gugu

 

Antônio Augusto Moraes Liberato, mais conhecido como Gugu Liberato, nasceu em 10 de abril de 1959.  Teve uma vasta história na televisão brasileira tendo começado a trabalhar aos 14 anos como assistente de produção do programa Domingo no Parque, apresentado por Silvio Santos, no SBT. Em entrevistas sobre o início da carreira, Gugu costumava a se lembrar das cartas que escrevia para Silvio Santos, sugerindo ideias para atrações e foi assim que ele conseguiu a chance de trabalho.


De origem humilde, ele costumava relembrar da infância com muito carinho. Em entrevista à Folhinha, em 1997, ele contou: “Meu pai era caminhoneiro e éramos pobres. Meu passeio predileto era ir ao aeroporto ver avião subir e descer. Meu sonho era andar de avião. Era péssimo aluno em matemática, química e física, mas gostava de português e me formei em jornalismo”.

 

Considerado um dos grandes apresentadores da televisão, Gugu é apresentador, empresário e chegou a fazer trabalhos também como ator e cantor. Como empresário, Gugu criou a produtora GGP, responsável pela gravação de comerciais, programas e séries.

 

Sucesso absoluto

 

Em 1981, Gugu estreou o programa Sessão Premiada paulista. Em 1982 ele ganhou o Viva a Noite, que era dirigido por Homero Salles. No SBT, ele ainda esteve à frente do Domingo no Parque, Sabadão Sertanejo, Domingo Legal, Passa ou Repassa, Cidade Contra Cidade, TV Animal. Já na Record TV esteve na atração Gugu e, mais recentemente, no Power Couple Brasil.

 

Descobridor de novos talentos

 

Durante a atração Viva a Noite, em meados de 1984, Gugu lançou bandas como Dominó, no auge dos anos 1980, e Polegar, final dos anos 1980. Além disso, em seus programas de tv Gugu ainda apresentou nomes como Luiza Ambiel, Helen Ganzarolli, Solange Gomes, entre outros.

 

No Brasil, Gugu foi o primeiro apresentador a abrir as portas para Shakira, em 1996. Julio Iglesias, Ricky Martin, Thalia, Hansons, Backstreet boys, Laura Pausini,  são alguns nomes internacionais que passaram pelos palcos de seus programas.

Adriane Galisteu assume o Power Couple, diz colunista

Gugu quase na TV Globo

 

Gugu assinou contrato com a Globo em agosto de 1987, quando seu programa Viva a Noite, do SBT, fazia enorme sucesso. Durante meses, ele trabalhou preparando sua estreia na emissora, fez cursos internacionais, participou da criação dos cenários e acompanhou cada passo da produção da nova atração que estrearia nas tardes de domingos na tela da Globo. Meses antes da estreia, em fevereiro de 1988, Silvio Santos o procurou pedindo que reconsiderasse e retornasse ao SBT. Em uma atitude que entrou para a história da tv no Brasil, Silvio pegou uma ponte aérea acompanhado por Gugu e foi pessoalmente ao Rio de Janeiro conversar com Roberto Marinho e convence-lo a liberar o apresentador para retornar ao SBT.  Na época Silvio enfrentava um sério problema nas cordas vocais e iria se submeter a uma cirurgia delicada. Nesse momento Gugu Liberato iniciou uma nova fase de sua carreira e passou a ser considerado uma grande estrela.

 

No cinema

 

No cinema, Gugu chegou a atuar ao lado de Xuxa, Angélica e Os Trapalhões. Sempre muito querido pela ala artística, o apresentador era sempre muito bem recepcionado por todos. Ele esteve nas seguintes produções: Padre Pedro e a Revolta das Crianças (1984), Os Fantasmas Trapalhões (1987), O Casamento dos Trapalhões (1988), Os Trapalhões na Terra dos Monstros (1989), Uma Escola Atrapalhada (1990), O Noviço Rebelde (1997) e Xuxa e os Duendes (2001).

 

Na Música

 

Em sua carreira, Gugu chegou a lançar discos também voltados para o público infantil. O disco Gugu Para Crianças, por exemplo, chegou a vender mais de 100 mil cópias no Brasil, marca que lhe rendeu disco de ouro.

 

Sua discografia é formada por trabalhos como Gugu (Compacto com Docinho Docinho e Vamos Sonhar) em 1983, Gugu (Compacto com Baile dos Passarinhos e Bugaloo Da-Da) em 1984, Gugu (Compacto com Fio Dental e Marcha da Bicharada) em 1985, Gugu (Viva a Música) em 1986, Gugu (Compacto com A Dança da Galinha Azul e Pega o Meu Peru) em 1989, Viva a Noite em 1989, Viva a Noite em 1990, Gugu Liberato Apresenta: Bailão Sertanejo em 1991, Gugu Liberato Apresenta: Bailão Sertanejo 2 em 1992, Gugu em 1994, Parque do Gugu em 1996, Gugu Cantando com Você em 1998 e Gugu Para Crianças em 2002.

 

Prêmios na TV

 

Gugu recebeu 11 estatuetas do Troféu Imprensa, além do Troféu Internet e do cobiçado Grande Prêmio da TV Mundial, conferido pela NTV japonesa aos programas Corrida Maluca e Passa ou Repassa.

 

 

Parques de diversão

 

Em julho de 1997, Gugu inaugurou seu Parque do Gugu, no shopping SP Market. Com brinquedos, o espaço era dividido em temas como Carnaval, Floresta Tropical, High Tech e Velho Oeste.  Naquele mesmo ano, chegou a abrir o parque aquático Fantasy, em Juquitiba (SP).

 

Livro

 

Quando Gugu descobriu a primeira gravidez de sua amiga Rose Miriam, com quem firmou um contrato para ter filhos sem nenhum vinculo familiar, ele começou a escrever um diário relatando suas sensações de um pai de primeira viagem. Sua intenção era ajudar outros papais que viviam o mesmo momento e seus escritos foram transformados num livro chamado Sou Pai, e Agora?, lançado pela editora Best Seller em 2003.

 

Saída do SBT e ida para a Record TV

 

Em junho de 2009, Gugu deixou o SBT, após 28 anos na emissora de Silvio Santos, e firmou contrato de oito anos com a Record TV. Em agosto de 2009, ele estreou no comando do Programa do Gugu.

 

Em 2013 Gugu e Record decidiram em comum acordo a encerra seu contrato, mas em 2014 eles firmaram um novo acordo envolvendo sua produtora GGP. Em 2016 assinou novo contrato com a emissora. Em 2018, ele assumiu a atração Power Couple Brasil, que antes era apresentada por Roberto Justus.

 

Seu ultimo programa na televisão foi o Canta Comigo, lançado e comandado por ele nos anos 2018 e 2019. Quando morreu em 21 de novembro de 2019, Gugu deixou os dois últimos programas da temporada gravados.

---