Idris Elba planeja mudança para a África e promete criar uma ‘Hollywood africana’
Por Flavia Cirino - 25/10/24 às 09:21
O ator Idris Elba anunciou que deixará a Inglaterra nos próximos anos para se estabelecer na África. À BBC, o astro de 52 anos revelou seu objetivo de construir estúdios em Zanzibar, na Tanzânia, e em Acra, capital de Gana, para impulsionar a produção cinematográfica no continente.
Idris Elba quer conhecer o Brasil
Falando diretamente de Acra, Elba afirmou que a mudança já está definida. “Eu certamente consideraria me estabelecer aqui. Na verdade não considero, isso vai acontecer. Acho que [vou me mudar] nos próximos cinco, 10 anos, se Deus quiser”, disse ele, primeiramente.
De acordo com o artista, o processo para desenvolver uma indústria cinematográfica sólida levará cerca de uma década. “Estou aqui para impulsionar a indústria cinematográfica – esse é um processo de 10 anos e não poderei fazer isso do exterior. Preciso estar no país, no continente”, afirmou, em seguida.
O ator mencionou que pretende dividir seu tempo entre várias cidades. “Vou morar em Acra, vou morar em Freetown [capital de Serra Leoa], vou morar em Zanzibar. Vou tentar ir aonde eles estão contando histórias – isso é muito importante”.
Idris Elba faz críticas à representação do continente
Determinado, Elba criticou a forma como as produções hollywoodianas retratam a África, destacando que elas se concentram sobretudo em narrativas de sofrimento.
“Se você assistir a qualquer filme ou qualquer coisa que tenha a ver com a África, tudo o que você verá é trauma, como fomos escravizados, como fomos colonizados, como é apenas guerra e quando você vier para a África, você perceberá que isso não é verdade”, afirmou.
O ator enfatizou ainda a importância de contar histórias que reflitam a riqueza cultural do continente. “Então, é realmente importante que nós tenhamos essas histórias da nossa tradição, da nossa cultura, das nossas línguas, das diferenças entre uma língua e outra. O mundo não sabe disso”, disse ele, por fim.
Carreira e raízes africanas
Idris Elba, que deu vida a Nelson Mandela no filme “Mandela: Longo Caminho para a Liberdade” (2013), é filho de imigrantes africanos. Sua mãe nasceu em Gana e seu pai, em Serra Leoa.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Além do trabalho na série “Luther”, ele também participou de grandes produções como a franquia “Thor” e “Velozes e Furiosos”.
Em 2018, uma votação realizada pela revista People americana, Idris Elba, à época com 46 anos, foi eleito o homem mais sexy do mundo.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino