Imprensa internacional se rende ao fenômeno Avenida Brasil

Por - 20/10/12 às 01:30

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O fenômeno Avenida Brasil virou febre no Brasil, mas sua fama rompeu fronteiras e ganhou espaço na mídia internacional. Nesta sexta-feira (20), a exibição do último capítulo da trama de João Emanuel Carneiro virou notícia ao redor do mundo.

O jornal francês Le Figaro reconheceu: “O Brasil está apaixonado por uma novela”. A publicação registrou ainda que a novela, acompanhada por 38 milhões de pessoas diariamente, remou na contramão. “Até hoje, os mocinhos das novelas da Globo vinham da elite e frequentavam os bairros elegantes, mas os principais personagens de Avenida Brasil são um espelho da ascensão social de 40 milhões de brasileiros: falam alto, não são bem-educados, mas são trabalhadores e solidários", afirmou.

Avenida Brasil termina batendo recorde, com média de 51 pontos!

Já o britânico The Guardian comentou o fato de a presidente Dilma Rousseff ter adiado um comício que realizaria em São Paulo, na campanha do candidato à prefeitura Fernando Haddad (PT), para não competir com o final da novela. Na matéria, o jornal analisa o interesse dos políticos brasileiros pelo folhetim, definido como um retrato da nova sociedade brasileira. “Raramente uma novela do horário nobre se aproximou tanto da classe C”, registrou a publicação.

O The Guardian registrou ainda o fato de Dilma – mesmo sendo uma das governantes mais populares do país, com um índice de 62% de aprovação – não ter arriscado competir com a trama da Globo.

A BBC da América Latina e Caribe também publicou matéria sobre Avenida Brasil e a curiosidade envolvendo o comício da presidente Dilma.

O site argentino InfoBae escreveu: “Foi uma grade ideia concentrar a novela na classe média emergente, esse é o reflexo do Brasil, das famílias que ascenderam, ganharam dinheiro, mas não, necessariamente, boas maneiras”.

Para a Agência France Press,  o folhetim acertou em cheio no gosto popular por  retratar a nova classe média brasileira. “Barulhentos, sem modos, mas trabalhadores alegres e solidários: assim são as personagens de 'Avenida Brasil', espelho dos milhões de brasileiros que saíram da pobreza e que claramente aprovaram sua caracterização nesta obra de ficção que leva diariamente 38 milhões de pessoas para a frente da TV”, diz a reportagem.

A revista Forbes apontou que a obra da TV roubou a cena de casos importantes para o país, como a CPI do Mensalão e a disputa pela prefeitura de São Paulo, a quinta maior cidade do mundo. A publicação informou ainda que a Rede Globo quebrou um recorde comercial ao negociar comerciais de 30 segundos nos breaks do último capítulo, por R$ 800 mil. Aemissora teria arrecadado cerca de R$ 2 bilhões, sendo que a produção de 180 capítulos custou cerca de R$ 90 milhões.

Faturamento de Avenida Brasil chega a R$ 2 bilhões, segundo a Forbes

A grande audiência se refletiu ainda nas redes sociais. Nas últimas semanas, cada capítulo dominou os TTs (trend topics) do Twitter e durante o último capítulo não foi diferente. As hashtags ligadas a novela foram as mais citadas no Brasil e no Mundo.

De acordo com dados prévios do Ibope, o último capítulo da novela chegou a 51 pontos de média de audiência.  A trama chegou a 75% de share (participação no número de televisões ligadas). Com estes números, já é o maior ibope de um programa de TV no Brasil em 2012.

O elenco da novela se reuniu uma churrascaria da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para acompanhar o desfecho da trama. Estiveram presentes Adriana Esteves, Betty Faria, Ailton Graça, Vera Holtz, Cauã Raymond e Débora Nascimento, entre outros. As ausências mais sentidas foram de Murilo Benício e Débora Falabella.

A próxima novela das 21h será "Salve Jorge", de Glória Perez, que estreia na segunda-feira (22).

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