Dia da Independência do Brasil: Atores que viveram Dom Pedro I nas telas
Por Raphael Araujo - 07/09/22 às 09:20
Nesta quarta-feira, 07 de setembro, está se comemorando o Dia da Independência, que completou 200 anos de acontecimento neste ano de 2022, marcando então este feriado como uma data extremamente especial para os brasileiros.
Uma das figuras mais marcantes da Independência do Brasil foi Dom Pedro I, e por conta disso, ele ganhou diversas versões nas telinhas, na qual OFuxico vai relembrar para você logo abaixo. Confira!
CAUÃ REYMOND (A VIAGEM DE PEDRO)
Um grande caso que está dando o que falar nos últimos dias é o de Cauã Reymond em “A Viagem de Pedro”, longa dirigido por Laís Bodanzky e que estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira-feira, 1º de setembro, sendo o filme um dos seis escolhidos pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para disputar uma vaga na categoria do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023.
Na trama, vemos Dom Pedro I voltando a Portugal em 1831, quando, após a Independência do Brasil, decidiu aceitar seu manto como Rei legítimo da coroa lusitana. Ao longo da história, mergulhamos nas questões sociais da época e na mente do monarca, além de suas alucinações por conta de uma doença.
CAIO CASTRO (NOVO MUNDO)
Um dos exemplos mais famosos da representação de Dom Pedro I é o de Caio Castro na novela “Novo Mundo”, exibida originalmente pela TV Globo em 2017 e reexibida em 2020 por conta da falta de material inédito devido a pandemia do coronavírus.
Na trama, ele chegou a representar dois grandes momentos históricos da história brasileira: o “Dia do Fico”, que aconteceu no dia 9 de janeiro de 1822, quando as cortes portuguesas exigiam o retorno de Dom Pedro a Portugal para que o Brasil voltasse a ser colônia (e ele recusou), e o da própria Proclamação da Independência, que além do grito na beira do Rio, contou com o mal-estar antes dele e o fato de a Imperatriz Leopoldina (Letícia Colin) ter assinado a declaração de independência.
MARCOS PASQUIM (O QUINTO DOS INFERNOS)
Marcos Pasquim foi um verdadeiro galã das telinhas durante os anos 2000, inclusive quando ele deu à vida a uma versão bem mulherengo de Dom Pedro I na minissérie “O Quinto dos Infernos”, da TV Globo, que fala da vinda da Família Real Portuguesa em 1808 para o “quinto dos infernos”, como chamaram o Brasil, finalizando com a volta de Dom Pedro a Portugal em 1831.
Ainda, foi retratada a irmandade complexa entre Pedro e seu irmão, Miguel (Caco Ciocler), este segundo por ser o oposto do irmão, vivendo trancado em casa por horror ao sol, tendo inveja do mais velho por sua liberdade e jeito com as mulheres.
TARCÍSIO MEIRA (SARAMANDAIA – 1ª VERSÃO)
Tarcísio Meira, em vida, foi um dos maiores atores que esse país já viu, e claro que não poderia faltar em seu currículo um papel como o de Dom Pedro I, no caso sendo na trama de “Saramandaia”, também da TV Globo, com a visita do imperador A Bole-Bole.
Sim, exatamente isso, o regente do país decidiu visitar a cidade fictícia na história de Dias Gomes, fazendo uma rápida aparição em tela e nunca mais aparecendo, tais como outros acontecimentos malucos da história de realismo fantástico de Dias Gomes.
REYNALDO GIANECCHINI (O NATAL DO MENINO IMPERADOR)
Outro especial da TV Globo, desta vez voltado ao público infantil, a contar com Dom Pedro I foi “O Natal do Menino Imperador”, que conta com Reynaldo Gianecchini na pele do primeiro imperador brasileiro, apesar de o foco ser em D. Pedro II (Sérgio Britto) aos 65 anos, em Paris após ser exilado e deposto em 1889, contando ao neto Antônio (Rafael Miguel), na noite de Natal, um dos momentos mais marcantes de sua vida.
Tal momento aconteceu em 1834, quando aos nove anos de idade, ele já estava órfão de pai e mãe e ostentava o título de Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil, passando o primeiro Natal sem seu patriarca, morto semanas antes em Portugal. Dom Pedro I aparece ao filho para lhe dar conselhos e amenizar suas angústias nos momentos difíceis.
BRUNO MAZZEO (JUNTO E MISTURADO)
Bruno Mazzeo é um dos principais nomes da rede Globo quando o assunto é humor, e por conta disso, ele brilhou muito no humorístico “Junto e Misturado”, exibido no ano de 2010 da emissora, cujos episódios eram baseados em crônicas diárias, mas de forma exagerada, sem personagens fixos, sendo cada história diferente das demais.
Em um dos esquetes, o ator interpretou Dom Pedro I, que aparece telefonando para o pai, Dom João VI, e pedindo sugestões para a frase que iria falar às margens plácidas do rio do Ipiranga (referência para “Independência ou morte!”) no Dia da Independência do Brasil.
DANIEL DE OLIVEIRA (INDEPENDÊNCIAS)
Fechando com mais uma obra relacionada ao assunto que estreou em 2022, sendo ela “Independências”, minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho que estreia na TV Cultura nesta quarta-feira, 07 de setembro, às 22h, após o Jornal da Cultura. A atração contará com 16 episódios, com exibição de um por semana.
A obra conta com artistas de peso, tendo Antônio Fagundes vivendo Dom João VI e Daniel de Oliveira como o protagonista deste especial, Dom Pedro I. O especial busca ser mais fiel à realidade histórica do Brasil, além de explorar fatos relegados ao segundo plano e personagens pouco comentados, como da ex-escravizada Maria Felipa de Oliveira na guerra da Independência da Bahia, em 1823.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.