Instituto do Câncer de São Paulo necessita de voluntários para confecção de perucas

Por - 20/06/14 às 17:30

Reprodução

Há algum tempo, cresce o número de pessoas que doam mechas de seus cabelos a hospitais que cuidam de pacientes com câncer. Gente anônima, gente que encaminha seus fios com um bilhete desejando saúde e sorte a quem receber seus cabelos, e até roqueiros e famosos.

A atriz Shailene Woodley, que interpreta Hazel Grace, a personagem principal do filme A Culpa é Das Estrelas, foi um caso conhecido: ela tinha longas madeixas e, para atuar no longa metragem que conquistou o mundo, teve de cortar seus fios bem curtinhos. Mas não desperdiçou nenhuma mecha: Shailene doou seus cabelos para uma instituição que transforma cabelo humano em perucas para pacientes com câncer.

O Icesp, Instituto do Câncer em São Paulo, é um dos lugares que recebem essas doações no Brasil  e, através de suas voluntárias, consegue doar perucas feitas de cabelos naturais à pacientes em tratamento.

Mas algo difícil tem acontecido por lá: a falta de cabeleireiros voluntários que possam confeccionar as perucas com o material recebido.

Em conversa com a reportagem de O Fuxico, Oli Minutti, coordenadora da área de voluntárias da Sala de Humanização do Icesp, disse que o instituto tem apenas um parceiro, no centro da cidade, que faz esse tipo de trabalho. Mas a demanda é muito maior e é necessário mais voluntários nesse ramo.

“Temos um parceiro que faz as perucas para nós, mas a demanda de pacientes precisando é maior que o tempo que este anjo que se tornou um parceiro do instituto tem para confeccionar as peças”, disse.

De acordo com Oli, por mês, chegam cerca de 15kg de cabelos doados pela população para a nobre causa.

“Recebemos cerca de 15 quilos por mês, de adultos, de homens, mulheres e até crianças começaram a doar. Alguns entregam pessoalmente aqui, outros mandam pelo correio”.

Para doar, não é necessário um tamanho tão específico e os cabelos podem ser crespos, tingidos, lisos, encaracolados…

“Recebemos de todos os tipos. As pessoas devem cortar os cabelos limpos. Antes, é preciso amarrar com um elástico. Daí, um profissional corta a mecha e a pessoa pode então nos encaminhar o material. O ideal são mechas de 20 centímetros. Os mais curtos que recebemos, são usados para fazer franjas ou topetes. Tudo é bem vindo, mas precisamos agora de um parceiro voluntário para fazer as perucas”, contou Oli.

Quem recebe tem uma melhora significativa em relação à autoestima.

"Não emprestamos nada: as perucas são doadas. A carinha de cada pessoa que pega sua peruca e já sai daqui usando não tem como descrever. É um momento difícil pela qual os pacientes estão passando e, doar esse carinho, não tem preço". 

A instituição recebe mechas de cabelos doadas de todas as partes do Brasil.

Os cabeleireiros que possam colaborar com essa tão bonita forma de caridade, como voluntários, podem entrar em contato com o Icesp pelo fone (11) 3893 2059.

E quem puder fazer a doação de cabelos para a confecção das perucas, o endereço é:

Instituto do Câncer de São Paulo

A/C Sala de Humanização

Av. Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira Cesar – São Paulo – SP – CEP 01246-000

Elenco de A Culpa é das Estrelas se reúne para ouvir a trilha sonora do longa
Shailene Woodley pede conselhos à Jennifer Lawrence

Instituto do Câncer de São Paulo necessita de voluntários para confecção de perucas

Instituto do Câncer de São Paulo necessita de voluntários para confecção de perucas


×