Inteligência artificial chega ao WhatsApp e divide opiniões dos usuários. Saiba tudo!

Por - 24/10/24 às 10:34

Inteligência artificial no whatssapInteligência artificial chegou ao whatsapp - Foto: Divulgação

A Meta lançou a inteligência artificial Meta AI no WhatsApp, e a novidade já vem despertando reações variadas entre os usuários. Desde o último dia 9 de outubro, o recurso foi disponibilizado no Brasil sem aviso prévio, o que gerou estranhamento. Embora a empresa afirme que a interação com a IA é opcional, não há como desativá-la totalmente.

Dani Valente denuncia uso de IA

A Meta AI atua como um assistente virtual e pode ser acessada em diferentes partes do WhatsApp. Ela aparece como uma bolinha no canto da tela e pode responder a perguntas, criar imagens e realizar pesquisas diretamente no app.

De acordo com a Meta, o robô também estará disponível no Facebook por meio de um botão adicional e é baseado no modelo Llama, desenvolvido pela empresa.

Para usá-lo, basta clicar na bolinha ou mencionar “@Meta AI” em um chat. Outra funcionalidade envolve o uso do comando “imagine”, que aciona a criação de imagens.

A IA pode ainda ser acessada pela barra de busca do WhatsApp, permitindo buscas rápidas sem sair do aplicativo.

Usuários querem remover o chatbot

Embora a Meta tenha informado que a Meta AI é opcional, muitos usuários questionaram a impossibilidade de desativá-la. A empresa orienta que a solução para quem não quiser o robô é arquivar ou excluir a conversa com a IA, como em outros chats.

  • Android: Pressione a conversa e toque na lixeira ou na seta para baixo para arquivá-la.
  • iPhone (iOS): Deslize a conversa para a esquerda e escolha entre “Arquivar” ou “Apagar”.

A Meta informou que as interações com a IA não são criptografadas de ponta a ponta, permitindo moderação automatizada e humana. João Victor Archegas, coordenador do Instituto de Tecnologia e Sociedade (IST-Rio), afirmou que a Meta só terá acesso às mensagens enviadas diretamente para o robô e que a LGPD garante o direito dos usuários de limitar o uso desses dados.

“A primeira vez que você interagir com a Meta AI, será informado quais dados serão coletados. Você pode recusar o compartilhamento de informações”, explicou Archegas.

Polêmica nas redes sociais

A chegada da Meta AI provocou um grande debate online, acumulando mais de 165 mil postagens na rede social X nesta quarta-feira. Enquanto alguns celebraram a facilidade de acesso a informações sem precisar sair do app, outros reclamaram que a nova funcionalidade polui a interface.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Outros se mostraram insatisfeitos. “A atualização deixou o app poluído e mais difícil de encontrar contatos”, criticou um internauta. Muitos pediram que a função fosse desativada.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino