Elle Macpherson gera polêmica ao revelar tratamento ‘holístico’ contra o câncer
Por Rita García - 05/09/24 às 05:00 - Última Atualização: 4 setembro 2024
A modelo Elle Macpherson está no centro de uma grande polêmica. Após revelar à revista “Women’s Weekly” que optou por um tratamento alternativo para o câncer de mama que enfrentou há alguns anos. Ela contou que ignorou totalmente as recomendações de mais de 30 médicos.
Astro do k-drama se recupera de câncer aos 37 anos
Os profissionais sugeriram uma mastectomia com radiação, quimioterapia, terapia hormonal, além de reconstrução de sua mama. Porém a modelo decidiu seguir o caminho do tratamento não convencional. Assim sendo, convocou um grupo de especialistas para criar um plano que “abordasse fatores emocionais e físicos associados ao câncer de mama”.
Apesar de seu relato irresponsável, Elle passou por uma lumpectomia, que é a remoção cirúrgica de uma pequena parte da mama. Isso, possivelmente, foi o que ajudou em seu tratamento.
A decisão da modelo de buscar uma “abordagem holística orientada pelo coração” gerou críticas de especialistas e do público, que a acusam de irresponsabilidade e de promover terapias perigosas.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Ela mesma conta que o filho mais velho, Flynn, 26, que tinha 19 na época de seu diagnóstico, não ficou confortável com sua escolha.
A decisão de Macpherson de se tratar com terapias alternativas, como a quiropraxia e a desintoxicação, em vez de seguir o tratamento convencional, como quimioterapia e radioterapia, gerou um debate acalorado sobre os riscos e benefícios das diferentes abordagens para o câncer.
Muitos críticos argumentam que a modelo está romantizando uma doença grave e colocando em risco a vida de outras mulheres.
Reações Negativas
No X alguns fãs da modelo demonstraram sua preocupação:
“Isso é chocantemente irresponsável de Elle MacPherson. Ela teve sorte que claramente a lumpectomia removeu todas as células cancerosas e não se espalhou, mas insinuar que ela “curou” o câncer holisticamente é imprudente além da crença”, cutucou.
Relembre famosos que venceram o câncer e hoje são exemplos de superação
“Concordo totalmente, estou sendo tratada para CM no momento e vejo pessoas na oncologia lutando para permanecer vivas. Acho que Elle deveria ser mais consciente”, lamentou outra pessoa.
“Esta é uma mensagem preocupante, não sou contra terapia holística e o que quer que lhe dê mais paz, mas se eles não tivessem removido todo o câncer, não tenho tanta certeza sobre a remissão. O câncer é único para cada indivíduo, infelizmente.”
O câncer de mama é uma doença grave que requer um tratamento multidisciplinar e baseado em evidências científicas. As terapias alternativas podem ser complementares ao tratamento convencional, mas não devem substituí-lo. Ao compartilhar sua experiência, Macpherson pode estar incentivando outras mulheres a adiar ou abandonar tratamentos eficazes, colocando suas vidas em risco.
Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.