Joe Biden passa por nova cirurgia após diagnóstico de câncer agressivo
Por Flavia Cirino - 05/09/2025 - 07:08

O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, 82 anos, passou por uma cirurgia para retirar células cancerígenas da pele. A informação foi divulgada pela agência Reuters na quinta-feira, 4 de setembro, com base em dados da rede americana NBC News. De acordo com fontes próximas, a recuperação acontece de forma satisfatória, sem complicações imediatas.
A doença espalhou pelos ossos de Joe Biden
O procedimento adotado foi a cirurgia de Mohs, indicada para tratar os tipos mais comuns de câncer de pele. A técnica, bastante eficaz, remove camadas de tecido até que não restem células malignas. Apesar de ser considerado um processo delicado, costuma apresentar bons índices de sucesso.
A intervenção cirúrgica ocorreu meses depois de Biden revelar, em maio, um diagnóstico de câncer de próstata metastático. Na ocasião, sua equipe descreveu o tumor como agressivo, mas sensível a hormônios, o que amplia as chances de resposta positiva ao tratamento. O anúncio repercutiu de forma significativa, já que a saúde de Biden sempre foi alvo de debates durante sua passagem pela Casa Branca.
Ex-presidente americano já fez remoção da pele
Ainda no período em que estava no cargo, em 2023, Biden removeu uma lesão de pele identificada como carcinoma basocelular, um tipo de câncer menos grave, mas recorrente em idosos. A sucessão de diagnósticos reforçou as discussões sobre sua idade avançada, especialmente após o fim precoce de sua campanha de reeleição, em julho de 2024. O recuo aconteceu após um desempenho considerado fraco no debate contra Donald Trump, que gerou críticas intensas no Partido Democrata.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Biden foi o presidente mais velho a assumir o comando dos EUA em 2020, recorde superado quando Trump venceu a disputa presidencial no ano passado, aos 79 anos. Desde que deixou a vida política ativa, Biden adotou um perfil discreto, aparecendo em raros eventos públicos. Em abril, no entanto, defendeu a Previdência Social em discurso contrário às propostas de cortes do governo republicano.
Em relação ao câncer de próstata, seu gabinete informou que o escore de Gleason do ex-presidente é 9, um dos mais altos e agressivos. Mesmo assim, especialistas destacam que, embora seja grave, a doença pode responder bem a terapias hormonais, trazendo otimismo para os próximos passos do tratamento.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino

























