Médico culpado por drogar Matthew Perry enfrentará até 40 anos de prisão

Por - 24/07/2025 - 09:06

Matthew PerryMatthew Perry morreu em outubro de 2023 - Foto: Reprodução/ Instagram

O caso envolvendo a morte de Matthew Perry, astro de “Friends”, teve um novo desdobramento após Salvador Plasencia, um dos principais acusados, declarar-se culpado por quatro acusações de distribuição de cetamina.

Médico se declarou culpado anteriormente

A confissão ocorreu diante de um tribunal de Los Angeles na quarta-feira, 23 de julho, marcando um ponto decisivo nas investigações que se arrastam desde 2023.

Plasencia, de 43 anos, vai conhecer sua sentença em 3 de dezembro e pode pegar até 40 anos de prisão. Além disso, entregará sua licença médica, selando o fim de sua carreira. Ainda que não tenha sido o responsável direto pela dose que matou o ator, os promotores sustentam que o médico forneceu a substância semanas antes da morte de Perry, encontrada em sua casa, na jacuzzi, em Los Angeles.

Sua advogada, Karen Goldstein, afirmou que “o doutor Plasencia está profundamente arrependido pelas decisões de tratamento que tomou ao fornecer cetamina a Matthew Perry”. E completou: “Ele aceita total responsabilidade ao declarar-se culpado pela distribuição de drogas”.

Mensagens revelam descaso e lucro em cima do vício

As investigações revelaram detalhes comprometedores. Plasencia, de acordo xom os promotores, comprava a cetamina de outro médico, Mark Chavez, e revendia a Perry por valores superfaturados. Em outubro, Chavez também havia assumido culpa por conspirar para distribuir a droga ao ator.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Mensagens obtidas pelos investigadores evidenciaram o tom mercantilista e a falta de empatia por parte de Plasencia. “Me pergunto quanto esse idiota vai pagar”, escreveu ele, referindo-se ao próprio ator.

A fala ficou anexada ao processo e expôs o desdém diante da situação delicada de um paciente que enfrentava um quadro severo de depressão.

Matthew Perry usava cetamina de forma supervisionada, com fins terapêuticos. No entanto, o uso frequente agravou sua dependência. A substância, além de anestésico, possui efeito psicodélico e é bastante usada como droga recreativa em festas.

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino