Príncipe Harry perde batalha por segurança policial
Por Rita García - 25/04/24 às 14:34
O Príncipe Harry sofreu um duro golpe em sua luta por proteção policial no Reino Unido. A Corte de Apelação negou seu recurso contra a decisão do Tribunal Superior, de fevereiro de 2024, que o privou da segurança policial financiada pelo governo quando ele visita o país.
Príncipe Harry muda seu estado migratório nos Estados Unidos
Essa decisão significa que Harry terá que arcar com os custos exorbitantes de sua própria segurança privada quando estiver no Reino Unido, o que pode chegar a milhões de libras por ano. Estima-se que apenas a equipe de segurança de Meghan Markle nos Estados Unidos custa ao redor de US$ 3 milhões (R$ 15 milhões) por ano.
A batalha legal teve início em 2020, quando o governo do Reino Unido removeu a proteção policial de Harry e Meghan após sua decisão de se afastarem das funções reais e se mudarem para a Califórnia.
Harry argumentou que ele e sua família ainda precisavam de segurança devido ao seu status real e às ameaças de segurança que enfrentam.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Embora a Corte de Apelação tenha reconhecido os riscos à segurança de Harry, o tribunal concluiu que a decisão do governo de remover sua proteção policial não foi ilegal.
O tribunal também observou que Harry ainda tem acesso à proteção da polícia do Reino Unido em “circunstâncias excepcionais”.
Pode Recorrer?
Príncipe Harry muda seu estado migratório nos Estados Unidos
A decisão é um revés significativo para Harry, que insistiu que ele e sua família precisam de proteção 24 horas por dia, 7 dias por semana, quando estão no Reino Unido.
Um porta-voz jurídico disse à revista “People” que o irmão do Príncipe William não buscava “tratamento preferencial”, apenas a “mesma consideração que os outros”.
“O argumento do duque é que o chamado ‘processo personalizado’ que se aplica a ele não substitui essa análise de risco”, afirmou o comunicado, acrescentando que o príncipe Harry espera obter justiça através do recurso e não fará mais comentários enquanto o caso estiver em andamento.
Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.