Saiba o significado do colar de pérolas usado por Kamala Harris

Por - 25/07/24 às 17:14

Colares de pérolas de Kamala Harris em 1986 e em 2023Foto: Reprodução Instagram

Kamala Harris, a nova candidata do Partido Democrata dos Estados Unidos para as eleições de 5 de novembro nos Estados Unidos, após a renúncia do presidente Joe Biden, exibe pérolas – de todas as formas e cores, em colares, brincos e pulseiras – nos momentos mais importantes de sua carreira. Não é uma questão de querer mostrar os luxos que pode se permitir, ser ostensiva, marcar seu status social publicamente ou seguir os conselhos de seu estilista. As pérolas e a política realmente são inseparáveis há muitos anos e já se tornaram sua marca registrada.

Kamala Harris como integrante da irmandade Alpha Kappa Alpha
Foto: Reprodução Instagram

George Clooney apoia Kamala Harris

Pérolas na formatura

Em seu retrato de formatura de 1986 da Universidade de Howard, uma jovem Harris posou com um colar de pérolas de uma única volta e brincos combinando. Durante essa época estudantil, a primeira vice-presidente dos Estados Unidos fez parte da irmandade Alpha Kappa Alpha (AKA), a primeira irmandade com letras gregas de mulheres negras. As fundadoras do grupo, criado em 1908 e registrado em 1913, receberam o nome de ‘Vinte Pérolas’, por cada uma delas, e desde então cada novo membro recebe um distintivo especial decorado com 20 pérolas no momento da iniciação.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Colares de pérolas de Kamala Harris tem significado importante
Foto: Reprodução Instagram

Refinamento e sabedoria

A criação da irmandade quebrou barreiras para as mulheres afro-americanas em áreas onde tinham pouco poder ou autoridade devido à falta de oportunidades para minorias e mulheres no início do século XX. Os princípios dessa irmandade se baseiam em “cultivar e fomentar altos padrões acadêmicos e éticos, promover a unidade e a amizade entre as mulheres universitárias, estudar e ajudar a aliviar os problemas relacionados às meninas e mulheres com o objetivo de melhorar seu status social, manter um interesse progressivo na vida universitária e estar a serviço de toda a humanidade.”

“As pérolas representam refinamento e sabedoria”, afirmou Glenda Glover, presidente internacional da Alpha Kappa Alpha e presidente da Universidade Estadual do Tennessee, em declarações à revista ‘Vanity Fair’ há três anos. “Treinamos as jovens para serem líderes e para garantir que tenham sabedoria para liderar… e isso vai de mãos dadas com o verdadeiro significado da Alpha Kappa Alpha”, acrescentou Glover sobre as peças usadas por Harris.

Como não poderia deixar de ser, no dia de sua posse como vice-presidente dos Estados Unidos, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo no país norte-americano, Harris usou suas pérolas, desta vez desenhadas por Wilfredo Rosado, um joalheiro de luxo porto-riquenho. Também usou um casaco e um vestido roxo, uma homenagem a todas as mulheres, desenhado por dois jovens estilistas negros, Christopher John Rogers e Sergio Hudson. Será que Kamala Harris voltará a usar pérolas quando for nomeada candidata do partido democrata nas eleições de 5 de novembro?

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.