Trump quer mudar nome da IA e lança enquete com opções inusitadas

Por - 24/09/2026 - 08:31

Donald TrumpoReprodução Instagram @realdonaldtrump

Donald Trump decidiu mexer até no nome da inteligência artificial. O presidente dos Estados Unidos lançou uma enquete na Truth Social para escolher uma nova denominação para a tecnologia.

Para Trump, a expressão “inteligência artificial” seria imprecisa e pouco eloquente. Por isso, ele apresentou três alternativas aos seguidores: Superior Intelligence, Extreme Intelligence e Supreme Intelligence.

A publicação também chamou os seguidores a participar da votação. Trump questionou qual seria o melhor nome para a “revolução” tecnológica em crescimento.

Trump apresenta três nomes para a IA

Na enquete, as opções sugeridas pelo presidente aparecem em inglês e preservam a sigla “SI” ou “EI”. Em português, elas correspondem a Inteligência Superior, Inteligência Extrema e Inteligência Suprema.

“Muitas pessoas acham que as palavras ‘Inteligência Artificial’ são imprecisas e muito pouco eloquentes”, escreveu Trump na publicação.

A iniciativa acontece enquanto aumenta a discussão sobre os riscos relacionados ao avanço acelerado da tecnologia. Nos últimos dias, executivos e pesquisadores passaram a divergir publicamente sobre a velocidade adequada para o desenvolvimento de sistemas cada vez mais avançados.

Enquete de Trump
Enquete de Trump – Reprodução/ Xis

Presidente anuncia ‘Força de IA’

Mais tarde, Trump voltou ao tema e anunciou a criação de uma “AI Force”, ou “Força de IA”. Ele também afirmou que pretende nomear um “czar” responsável pela área.

O presidente não apresentou detalhes sobre a estrutura, os poderes ou a composição da iniciativa. De acordo com a Reuters, a proposta teria como objetivo supervisionar questões relacionadas à regulamentação da inteligência artificial.

Trump afirmou, porém, que não pretende impedir o crescimento da indústria. Segundo ele, eventuais problemas devem ser enfrentados por meio das estruturas já existentes no sistema de Justiça dos Estados Unidos.

Trump rejeita alertas sobre riscos da tecnologia

A movimentação ocorre em meio a uma onda de alertas sobre os riscos do desenvolvimento acelerado da IA. Alguns executivos do setor passaram a defender mais cautela, enquanto outros rejeitam propostas de desaceleração.

Dario Amodei, CEO da Anthropic, defendeu publicamente uma redução no ritmo de aprimoramento dos modelos. Sam Altman, Elon Musk e Demis Hassabis também já se manifestaram sobre os riscos e a necessidade de discutir mecanismos de segurança.

Mark Zuckerberg, por outro lado, rejeitou pedidos para desacelerar o desenvolvimento da tecnologia.

Trump segue em outra direção. O presidente tem minimizado os alertas sobre uma possível ameaça existencial provocada pela IA e defende que os Estados Unidos mantenham o avanço tecnológico. A proposta da “Força de IA” surge justamente nesse cenário de forte divergência sobre como lidar com o futuro da tecnologia.

Agora, além de acompanhar a evolução da inteligência artificial, os seguidores de Trump também foram convidados a escolher como ela deveria ser chamada.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino