Intérprete de Delzuite em Salve Jorge adora uma feira livre

Por - 09/03/13 às 10:05

Luiza Dantas/ Carta Z Notícias

Uma das principais atividades de Solange Badim durante suas folgas das gravações da novela Salve Jorge (Globo) é fazer compras nas típicas feiras livres cariocas. Atraída pela qualidade dos produtos, a atriz acabou virando uma frequentadora assídua de barracas de frutas, legumes, verduras e peixes que se instalam todas as quintas de manhã no Leblon, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. No ar atualmente como a encrenqueira Delzuite, na trama das nove, ela diz que encontra itens mais frescos nas barracas de feiras que em supermercados.

"Aqui tudo é mais bonito e natural", explica.  

A primeira parada de Solange ao se embrenhar na feira é a barraca de pimentas. O tabuleiro exibe diferentes tipos do fruto, com potência, cores e tamanhos diversos. A atriz conversa com o vendedor sobre as pimentas, cheira e analisa de perto cada uma que desperta seu interesse. Na verdade, ela está em busca de uma que dê um sabor especial à comida, mas não arda. Outra característica que procura é a boa aparência para enfeitar pratos especiais.

Solange Badim faz da feira livre seu momento de lazer"Adoro grelhar um salmão temperado com uma pimentinha rosa. Fica com um sabor incrível e deixa o prato lindo", conta.

Aos 48 anos e em seu segundo folhetim, esta é a primeira vez que Solange faz uma personagem televisiva que repercute nas ruas. A popularidade é visível enquanto a atriz faz a feira da semana. Ouvem-se sussurros como: "Olha a mãe da Bruna Marquezine na novela" ou "É a Delzuite?". Os olhares demorados sobre a atriz demonstram a curiosidade das pessoas em relação ao que está acontecendo. Alguns, inclusive, questionam se ela está gravando alguma cena para a trama. Os mais empolgados arriscam um diálogo, a maioria lembrando do relacionamento conturbado que sua personagem tem com o malandro interpretado por Nando Cunha. "Cadê o Pescoço?" ou "Toma conta do Pescoço!" são as frases mais faladas entre as barracas.

Mas Solange tira de letra o assédio. Conversa com os fãs, responde a todos em tom de brincadeira e continua suas compras. Curiosa, a atriz para em uma barraca de produtos naturais e engata uma troca de receitas. Alto, magro e seguindo um estereótipo hippie, Moacyr a ensina a preparar shiitake em casa.

"É só cortá-lo em pedaços, adicionar molho shoyu e alho na frigideira", simplifica o vendedor.

Logo, uma venezuelana chamada Cristina, também frequentadora da feira, se junta aos dois nas confidências culinárias.

"Você também pode usar azeite balsâmico", sugere para Solange. Então, a intérprete de Delzuite, que nunca havia experimentado o cogumelo comestível, resolve dar uma chance à novidade.

Já na hora de comprar frutas, a atriz gosta de experimentar para saber se vale a pena o investimento. Os primeiros escolhidos são os morangos.

"Uma ótima opção para o verão", garante.

Ao pagar por eles, ela é abordada por um dos ajudantes da venda, que pede para tirar uma foto. Simpática, Solange topa posar para a câmara do celular dele.  Mas o vendedor é exigente.

"Dá um sorriso", pede e ela atende à solicitação.

O peixe é deixado como último da lista por causa de sua fragilidade quanto à temperatura. Ao chegar na área específica onde ficam os trailers de frutos do mar, enfileirados em uma das pontas da feira, Solange dá uma olhada geral no local e escolhe o segundo estabelecimento. Ela está à procura de um salmão fresco para o almoço. Mas o senhor responsável pela peixaria-itinerante se empolga e mostra à atriz desde os peixes mais comuns, como tilápia, até uma lula gigante.

"Eu queria tanto saber preparar uma dessas", revela ela.

A feira chega ao fim. Com todos os ingredientes para o almoço dentro de sua bolsa colorida, Solange segue para casa. Mas não sem antes tomar uma água de coco.

"É a melhor coisa para se refrescar", garante.


×