Intimidade com personagem faz Glória Menezes criar brincadeiras precisas
Por Redação - 09/11/12 às 08:15
A riqueza de detalhes é uma faca de dois gumes. Por um lado, encanta com a qualidade nos mais diversos campos. Por outro, exige uma maior preocupação em pormenores que não afetariam tanto o contexto geral. Essa dualidade está presente na gravação do episódio Glórias, de Louco Por Elas, que irá ao ar a partir do próximo dia 13 na Globo, e a qual nossa reportagem acompanhou. Para João Falcão, autor e diretor de núcleo da produção, essa busca pelo perfeccionismo é a principal diferença na atual temporada do seriado.
"É a busca dos detalhes com a cena, o texto e os personagens. Também na criação, assim como na interpretação e direção", conta.
Ao que tudo indica, os diretores Flávia Lacerda e Allan Fiterman levaram a sério as orientações do autor. Ao iniciar os trabalhos, eles ensaiam as falas e posições indicadas no roteiro para cada um dos sete atores em cena: Glória Menezes, Eduardo Moscovis, Deborah Secco, Luisa Arraes, Laura Barreto, Fabio Enriquez e Raquel Bonfante, que vivem, respectivamente, Violeta, Léo, Giovana, Bárbara, Theodora, Bruninho, namorado de Bárbara, e Carolina, amiga de Theodora. Na trama, todos estão sentados à mesa na casa da personagem Violeta para discutir como reduzir os gastos da família. A diretora pede silêncio.
"Atenção, gravando!", frisa.
Na história, Giovana, uma workaholic, está tensa com a situação financeira do clã. Leonardo, seu ex-marido, que compartilha da mesma preocupação, começa a listar os itens que serão economizados por todos. Nisso, Violeta, a avó coruja, cruza a cozinha e vai até a mesa onde estão seus familiares para dar o seu ponto de vista.
"Posso começar antes do combinado? Senão fica muito estranha a fala se eu iniciar aqui, parada", questiona Glória Menezes, em tom de humor.
Posicionada na ilha de edição, a diretora aceita a sugestão e comanda.
"Fabinho, vem mais um pouquinho para a esquerda. Para a outra esquerda", corrige ela, referindo-se à direita do ator Fabio Enriquez.
O cenário que retrata a cozinha da casa de Violeta está cheio de bibelôs, pratos decorativos nas paredes, porcelanas em formas de frutas espalhadas e comidas de verdade servidas aos atores.
"Posso desenhar nas contas?", pergunta Laura Barreto, entre risos. Depois de pequenas modificações e muito ensaio, os trabalhos continuam.
"Pronto. Vamos lá, galera", avisa a diretora para sua equipe.
Bem perto de completar uma hora de gravação para a cena, Flávia Lacerda pede para que os atores repitam suas falas a fim de encontrar o melhor ângulo e a entonação mais acertiva.
"Coce a cabeça para parecer mais desesperado", pede para Eduardo Moscovis.
"Lu, pode parecer mais impaciente", destaca, referindo-se à atriz Luisa Arraes, que vive uma adolescente revoltada, que estava ali a contragosto.
"Fabinho, aqui você pode dar mais uma voltinha", explica para o ator Fabio Enriquez, que em um dado momento da cena, na pele de seu personagem, se levanta para corrigir o pai de sua namorada.
Na gravação, o que se percebe é que cada ator está à vontade, tanto com os colegas de cena quanto com seus respectivos papéis.
"O conhecimento que a gente tem dos personagens hoje nos dá liberdade de criar coisas que na primeira temporada a gente não tinha coragem de fazer. Temos mais segurança e as brincadeiras ficam mais precisas", destaca Glória Menezes.
De fato, essas brincadeiras e os momentos sérios entre o elenco são intercalados naturalmente sem atrapalhar o desenvolvimento da gravação.
"Hoje em dia, nós fazemos e somos a família", completa a atriz, entre risos, que encerra a primeira etapa do trabalho com um brinde coletivo.
Glória Menezes faz 78 anos com direito a beijo do marido, Tarcísio Meira
Glória Menezes se diverte com as maluquices de Violeta em Louco por Elas
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.