Irmã de Pelé faz rara aparição na reabertura do Museu do Futebol

Por - 12/07/24 às 18:17

Irmã de Pelé marcou presença na reabertura do Museu do FutebolIrmã de Pelé marcou presença na reabertura do Museu do Futebol - Francisco Cepeda/Governo de São Paulo

A reabertura do Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, contou com uma rara presença da irmã de Pelé, Maria Lúcia do Nascimento Magalhães, na noite da última quinta-feira, 11 de julho.

Renovado, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, reabriu oficialmente ao público neste dia 12 de julho.

Shakira fará show na final da Copa América: Tudo o que você precisa saber

Museu do Futebol
Museu do Futebol – Francisco Cepeda/Governo de São Paulo

O projeto de renovação é a primeira grande intervenção realizada no Museu nestes dezesseis anos e tem o objetivo de promover atualização tecnológica, implementação de novas experiências interativas e inclusão de novos conteúdos. Entre os destaques, estão a maior presença do futebol de mulheres e uma nova sala em homenagem a Pelé.

Policial atira em goleiro após jogo do campeonato goiano. Vídeo!

Museu do Futebol
Museu do Futebol – Francisco Cepeda/Governo de São Paulo

Mais moderno e interativo, o espaço permanecerá em funcionamento de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada permitida até 17h. A fim de celebrar este momento, a entrada será gratuita para todos os públicos nos dias 12, 13 e 14. A retirada pode ser feita na bilheteria da instituição.

Algumas salas foram ampliadas, outras criadas ou substituídas. Novas instalações também passaram a ocupar os 6 mil metros quadrados do Museu. O projeto contemplou recursos de acessibilidade, com ampliação dos pisos, mapas e maquetes táteis e inserção de mais conteúdos em Libras. A partir da reformulação, o Museu abriu espaço para o futebol feminino e para tratar de temas contemporâneos, como diversidade, inclusão e questões raciais dentro e fora de campo.

Museu do Futebol
Museu do Futebol – Francisco Cepeda/Governo de São Paulo

Essa é maior atualização já realizada pelo Museu desde a abertura, em 2008. A curadoria ficou por conta de Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas. A direção artística e o projeto expográfico são assinados por Daniela Thomas e Felipe Tassara e a comunicação visual por Jair de Souza.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

O projeto recebeu investimento total de R$ 15,8 milhões da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, e por meio do patrocínio do Banco Bmg e do Grupo Globo; e apoio da Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, Mercado Livre, Farmacêutica EMS, Cabot e Arkema – todas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais