Irmã de Susana Vieira quer chance como atriz

Por - 22/05/14 às 08:45

Reprodução/TV Globo

Suzana Gonçalves divide com a irmã mais velha, Susana Vieira, o mesmo DNA, o mesmo tom de voz, a mesma gargalhada e a mesma desinibição. Poucos sabem, mas Susana Vieira chama-se Sônia e adotou o nome da irmã (trocando o z pelo s) para usar na carreira artística.

Em 1970, a irmã menos famosa, chamada pelos mais próximos de Suzaninha, que até então trabalhava como secretária, resolveu seguir os passos de Susana. Atuou em novelas como Minha Doce Namorada (1971) e O Primeiro Amor (1972) e no cinema nacional.

A bifurcação na trajetória das duas se deu em 1976, quando Suzaninha resolveu abandonar a carreira para acompanhar o então marido, Paulo Sack, que havia acabado de ganhar uma herança, numa aventura em Rondônia. O casal se estabeleceu no ramo da construção e hotelaria. A parceria durou 22 anos e gerou quatro filhos e dez netos.

Quando se separou, em 1997, Suzaninha conseguiu um papel na novela da Globo, O Amor Está No Ar e, no ano seguinte, na minissérie Hilda Furacão, mas acabou voltando para o Norte, onde está a família e seu hotel de selva Salsalita Jungle Park. Depois disso, só  apareceu numa participação em Páginas da Vida (2006).

Hoje, aos 66 anos, Suzana está disposta a retomar de vez a carreira. De férias na casa da irmã, no Rio, a atriz conta que vai aproveitar para pedir uma personagem aos velhos amigos da Globo.

“Quero qualquer papel que me escrevam. De vez em quando, venho para o Rio me reciclar”, disse ela em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Assim como a irmã, Suzaninha é dona de uma trajetória rica e fala sem pudores dos envolvimentos que teve no meio artístico.

“No final dos anos 1960, namorei Renato Machado, que era ator, antes de se tornar jornalista. Fui casada com Toquinho durante cinco anos no início dos anos 1970, tive uma amizade colorida com Ruy Guerra e uma grande paixão pelo Joaquim Pedro de Andrade (cineastas)”.

Solteira, Suzaninha diz que tem sido difícil encontrar um novo relacionamento.

“A vida inteira corri atrás de homens com intelecto, não corria atrás de físico. O que faz minha cabeça é músico, cineasta…Minhas grandes paixões foram grandes intelectuais. É difícil encontrar um cara interessante hoje. Os intelectuais estão todos casados”.

Suzaninha diz que se aproximou ainda mais da irmã na maturidade.

“Estamos ficando mais parecidas fisicamente, mas nosso ,temperamento é bem diferente. Ela ela é mais determinada, brava, defende suas posições. Eu sempre fui doce, mansa. Ela teve muitos desafios na vida, isso a fez mais forte. Eu a admiro demais, é uma guerreira, vitoriosa. Somos confidentes”.

Dividir o mesmo nome com Susana não a incomoda.

“Quando também fui ser atriz, determinei que não mudaria, apenas usaria outro sobrenome para diferenciar. Nunca me perturbou”. 

Susana Vieira dá show de bom humor ao circular por aeroporto
Susana Vieira e Angélica batem uma bola na casa da atriz

---