Irmã de Tom Hanks sobre saúde dele: ‘Ele é ator, não Deus’
Por Redação - 19/03/20 às 16:35
Além do susto por conta da própria pandemia em si do novo Coronavírus, as pessoas estão preocupadas também com grandes celebridades que acabaram pegando o vírus, como o caso de Tom Hanks e Rita Wilson.
Apesar de já estar se cuidando e de ter afirmado estar melhor, sua irmã mais velha, Sandra Hanks, afirmou que a saúde do astro ainda preocupa toda a família.
Saiba mais sobre o coronavírus, doença que já atingiu o mundo dos famosos
“Eu tenho conversado com o meu irmão. Ele não está ótimo, mas está bem. Eu estou chocada? Não. Ele é um ator, não é Deus, mas a assistência médica na Austrália é boa”, contou ela ao jornal Daily Mail.
Por morar na Itália, um dos centros de pico de casos de Coronavírus do mundo, ela também foi questionada quanto a sua situação, mas afirmou que ela, o marido e os filhos estão seguindo à risca as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Oprah Winfrey nega suposta acusação por tráfico sexual
“Nós estamos bem aqui… Ficar em casa é ótimo para nós e a nossa comunidade é maravilhosa. Eu tenho sorte de estar aqui, o espírito dessas pessoas é incrível! Enquanto isso, os Estados Unidos e o Reino Unido estão falhando miseravelmente”, garantiu.
De acordo com ela, as autoridades recomendaram o período de reclusão até o próximo dia 3 de abril, e “depois verão o que acontece”.
Tom Hanks agradece atendimento médico
Saiba mais sobre o Coronavírus
O que é o Coronavírus
O Sars-Cov-2 é o mais novo integrante de uma família já conhecida. Ela é formada por vírus que tiveram origem em animais silvestres. Alguns deles infectaram humanos e já causaram outras epidemias. Coronavírus é o nome de uma família desses vírus. O nome vem por conta dos mesmos terem suas estruturas em formato de coroa. Eles costumam circular entre animais, como roedores e morcegos. Mas a doença começou a afetar humanos também. O vírus causador sofre mutações espontâneas e aleatórias, por isso ainda não há uma medicação certeira para combater a doença.
São eles os responsáveis por infecções respiratórias e já provocaram outras doenças.
Como o coronavírus começou a circular
O novo coronavírus começou a circular na China em 2019, ganhando um nome temporário de 2019 n-Cov. Depois, ocorreu o “batismo” oficial: SARS-CoV-2, sigla do nome completo em inglês: Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (em tradução livre: Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus).
De acordo com uma pesquisa, 80% dos infectados são leves e a taxa de mortalidade está entre pessoas idosas. Isso além de portadores de outras doenças, principalmente as cardiovasculares, que podem contrair a versão crítica da Covid-19.
Sintomas
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), os sintomas mais comuns do novo coronavírus são tosse seca ou com secreção, febre acima de 37 graus (sendo que em alguns casos a febre não se manifesta, como por exemplo, jovens, idosos, imunossuprimidos (pessoas que nasceram com uma deficiência imunológica) e dificuldade para respirar.
Além desses, podem ocorrer: insuficiência renal, dores no corpo, congestão nasal, inflamação na garganta, diarreia.
Transmissão
Pelo ar: a transmissão e recepção podem acontecer pela saliva, catarro e gotículas expelidas pela boca, como o espirro e o catarro, tosse e até mesmo a fala. Essas gotículas entram em contato com a mucosa dos olhos, nariz e boca, causando a infecção.
Por contato: Beijo, abraço, aperto de mão, ou toque em superfícies infectadas, como celular, maçanetas, corrimão, apoios no transporte público, teclas do computador ou outras, botões. Se você estiver infectado, o vírus é altamente transmissível através das suas mãos.
Animais domésticos
Não há afirmações de que animais domésticos possam transmitir o vírus para humanos. Já no final do mês de fevereiro, as autoridades chinesas informaram que um cão de estimação contraiu o coronavírus e seu dono já estava infectado.
Prevenção
1 – Uma das prevenções mais eficazes contra o COVID-19 é lavar bem as mãos, incluindo dorso, embaixo das unhas e antebraço, usar álcool gel nos mesmos lugares, imediatamente após a lavagem. O álcool gel forma uma camada protetora e o vírus não resiste a ele, portanto, não consegue se fixar na superfície do corpo. Assim, evita-se de levar o vírus à mucosas. Por exemplo, em caso de alguma coceira, tomando cuidados com a higiene das mãos, ele não consegue se instalar em mucosas como nariz, boca e olhos, locais onde ele busca se instalar e causar todo o transtorno de contágio.
2 – Quando tossir ou espirrar, o melhor a fazer é colocar o cotovelo na boca. Nunca as mãos.
3 – Limpar frequentemente objetos de uso diário como computadores, aparelhos telefônicos, celulares, chaves do carro, maçanetas, volante do carro etc., com álcool gel ou álcool 70.
4 – Não frequentar lugares com multidões.
5 – Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, toalhas etc.
6 – Manter distância de, ao menos, 1 metro entre as pessoas, principalmente das que estão com tose ou espirros.
7 – Evitar tocar no rosto antes de realizar a higiene necessária.
8 – Evitar cumprimentar as pessoas com beijo, abraço ou aperto de mãos e, se tiver sintomas de gripe, evitar sair de casa.
9 – Usar lenços descartáveis.
10 – Máscaras: apenas devem ser usadas por pessoas que estão tossindo, com coriza, espirrando ou que esteja com suspeita da doença. Do contrário, ela não previne, pois acabamos mexendo mais vezes no rosto para ajeitá-la e aí pode acontecer a contaminação.
Tratamento
Não existe tratamento específico contra o Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Quem estiver infectado, recebe um tratamento que vai aliviar os sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento indicado é repouso e dobrar o consumo de água para se hidratar. Ainda não há vacina específica para prevenir a contaminação contra o coronavírus.
As medidas adotadas para aliviar os sintomas são:
1 – Medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos que não contenham ibuprofeno). Sempre com o acompanhamento médico, que saberá exatamente qual medicação é a correta.
2 – Umidificador no quarto ou banho quente para aliviar a dor de garanta e tosse.
3 – Não se automedicar: remédios que contenham ibuprofeno, por exemplo, não podem ser usados em caso de suspeita do coronavírus. Tudo deve ter a recomendação médica.
Aplicativo
O Sus disponibilizou um aplicativo que auxilia com dicas de cuidados para a prevenção da doença, além de fazer uma avaliação online sobre seu estado de saúde e mostra locais de atendimento mais próximos. Basta baixar no celular o Coronavírus SUS. Há também um telefone disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o Dique Saúde. Basta ligar 136.
Recebendo alta, mas com sintomas
Tom Hanks foi até o Instagram para dizer aos fãs que, mesmo após dois dias ter alta do hospital, ele continua tendo os sintomas do coronavírus. Hanks adquiriu a doença na Austrália, onde filmava um longa-metragem. A mulher do ator, Rita Wilson, também ficou doente.
"Uma semana depois de testar positivo, estamos no auto-isolamento, os sintomas são os mesmos. Sem febre, porém os 'blás' [continuam]. Dobrar a roupa e lavar a louça leva a uma soneca no sofá", iniciou o post.
Saiba mais sobre o coronavírus, doença que já atingiu o mundo dos famosos
Hanks brincou ainda contando que as más notícias são que está perdendo feio nas partidas de um jogo de baralho com Rita.
Para finalizar, Tom Hanks ainda pediu: "Nós estamos todos juntos nisso. Achate a curva."
Apresentador diz ter pegado coronavírus de Rita Wilson
O ator reforçou aos seguidores que tomem medidas para que a curva de contaminação do coronavírus não seja alta e sim "achatada". Isso implicar em adotar que façam com a velocidade com a qual a doença se espalha seja menor.
Os Simpsons 'previu' o coronavírus e o contágio de Tom Hanks
Filhos de Tom Hanks agradecem mensagens de apoio aos pais
Bruna Marquezine faz teste de coronavírus
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.