Isabel Fillardis será dirigida por Lázaro Ramos em espetáculo

Por - 03/02/14 às 11:54

Ag News

Quatro anos atrás, a atriz Isabel Fillardis recebeu no celular uma imagem enviada pelo marido, o engenheiro Jlio Cesar, que reproduzia o desenho em preto e branco de Joaquina Maria da Conceição da Lapa, a Lapinha, pendurado na parede de um bar na Avenida Mem de Sá. Impressionada pela semelhança entre ela mesma e a moça do retrato, Isabel partiu para o Google à procura de informações sobre a mulata.

Na Wikipédia, a página destinada à Lapinha estava repleta de pontos de interrogação em relação a datas, mas informava o suficiente para Isabel se encantar pela personagem histórica.

 “Foi a primeira cantora lírica do Brasil a ganhar destaque internacional e uma das primeiras mulheres a receber autorização para participar de espetáculos públicos em Lisboa”, disse a atriz, em entrevista ao jornal O Globo.

De lá para cá, Isabel escarafunchou os arquivos da Biblioteca Nacional, arquitetou o projeto de um espetáculo musical e convidou Lázaro Ramos para dirigi-lo. A estreia será no segundo semestre.

 “Quero apresentar à sociedade atual essa maravilhosa personagem, cuja história, por algum motivo, ficou guardada no século 18”, destacou Isabel na entrevista.

 O movimento de resgate da memória de Lapinha não se restringe ao teatro. Coincidentemente, a cantora que encantou D. João VI virou enredo de escola de samba este ano. A Inocentes de Belford Roxo, do Grupo de Acesso, vai desfilar o enredo O Triunfo da América — O Canto Lírico de Joaquina Lapinha, desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Gonçalves, na Marquês de Sapucaí.

 Lapinha seria o enredo da Beija-Flor. Mas como a agremiação de Nilópolis optou por fazer um desfile em homenagem a José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, Laíla — que acumula os cargos de diretor de harmonia da Beija-Flor e diretor de carnaval da Inocentes — sugeriu o tema à agremiação de Belford Roxo.

 Isabel, que deu à luz ao terceiro filho há um mês, vai encarnar Lapinha no desfile da Inocentes.

 “Será um esquenta para o musical”, avisou Isabel.

Nasce o terceiro filho de Isabel Fillardis
Isabel Fillardis pensou em interromper a gravidez de risco
Isabel Fillardis é otimista em relação à preservação do meio ambiente

---