Isabel Fillardis volta a cantar depois de vencer um câncer na língua
Por Flavia Cirino - 14/09/2021 - 09:50

Quando já era atriz, profissão na qual estreou em 1993 como a Ritinha, na novela “Renascer”, Isabel Fillardis nutria paralelamente outra paixão, que teve que ser deixada em modo “pause” por cota da novela. Mas o telento falou mais alto e ela alavancou em 1998, quando foi revelada também como cantora quando do grupo “As Sublimes”. Agora, a artista está retomando a carreira musical e na quinta-feira, 15 de setembro, lançará o lyric video de sua primeira canção solo, “Meu lugar”, que chegou às plataformas de áudio recentemente. A música faz parte do EP “Bel, muito prazer”, previsto para sair ainda este ano.
“Esse é um projeto que foi muito pensado. Ele tem a minha cara e fala sobre essa nova mulher que eu sou. É inspirado nas minhas vivências e transformações”, disse a artista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo. .
Isabel se referiu especialmente às mudanças ocorridas nos últimos sete anos. No final de 2013, ela deu à luz Kalel, seu terceiro filho, hoje com 7 anos. Ele nasceu prematuro após uma gestação de risco e ainda sofreu uma apneia logo depois do parto. Precisou ficar 15 internado na UTI e, segundo a mãe, sobreviveu “por um milagre”. Logo depois desse susto, ela foi diagnosticada com um câncer na língua.
“Eu corri o risco de não conseguir mais falar normalmente. Cantar, então, nem pensar. Essa experiência, por si só, me fez repensar. Fora, claro, a possibilidade de morrer. A partir daí, comecei a refletir sobre como a minha arte e a minha voz são importantes. Foi um verdadeiro divisor de águas para mim.
Veja +: Isabel Fillardis revela que já sofreu inúmeros episódios de racismo
FALTA DE TRABALHO E PROBLEMAS FINANCEIROS
Depois de interpretar uma médica na novela “Topíssima”, da Record TV, Isabel está no ar em “Gênesis”, como a Rainha Amanishakheto. Mas a atriz passu por um longo hiato na profissão. Ela sofreu com a falta de trabalhos, o que acarretou em sérios problemas financeiros.
“Foram sete anos muito difíceis em todos os sentidos. Por isso, tenho encarado essa estreia na carreira musical solo com um verdadeiro renascimento. Me sinto mais forte e preparada hoje para encarar os desafios. A ideia é, assim que possível, fazer shows pelo país. Não vou parar por aqui”, disse.
Veja +: Linda voz de Isabel Fillardis dá tom à narração da Biografia de Elza Soares
Divorciada desde 2015 do engenheiro Júlio César Santos, a atriz mora com os seus três filhos: além de Kalel, tem Analuz, de 20 anos, e Jamal, de 18. Isabel conta que o período da pandemia tem sido complicado por conta dos cuidados com Jamal, que tem Síndrome de West, uma espécie de epilepsia que se manifesta sobretudo na infância e demanda cuidados especiais.
“Principalmente no início, fiquei muito preocupada com ele. Fizemos uma verdadeira barreira química de proteção para evitar que ele fosse contaminado. Fora isso, houve problemas comuns para todos os pais, como a adaptação com as aulas on-line.

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino