Isis Valverde fará personagem que marcou a carreira de Maitê Proença. Saiba tudo!

Por - 24/02/23 às 08:00

Isis Valverde e Maitê Proença no detalhe, como Dona BeijaIsis Valverde é cotada para viver a personagem que foi de Maitê Proença - Foto: Reprodução/Instagram @isisvalverde e Divulgação

Diretor de “Orgulho e paixão” e “Salve-se quem puder” na Globo, o português Hugo de Sousa deverá comandar a nova versão de “Dona Beija” na HBO Max. E, para o papel da protagonista, Isis Valverde é a grande aposta.

Leia +: Maitê Proença relembra nudez em ‘Dona Beija’

Hugo, que ganhou o Emmy Internacional com as novelas portuguesas “Meu amor” (2010) e “Ouro verde (2018), ambas da TVI, conta ainda com outro conterrâneo na equipe, António Barreira, que assina o roteiro junto com Daniel Berlinsky. A produção é da Floresta, que adquiriu os direitos da obra.

A versão original da novela, escrita por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano, foi ao ar em 1986, na extinta TV Manchete, e tinha Maitê Proença no papel principal.

QUEM FOI DONA BEIJA?

Ana Jacinta de São José ficou famosa na região de Araxá, Minas Gerais, durante o século XIX. Mais conhecida como Dona Beja, ela chegou a receber o título de moça mais bela de lá.

Beja nasceu em Formiga, no dia 2 de janeiro de 1800, e morreu em Bagagem, em 20 de dezembro de 1873. Ao longo da vida chamou atenção por “irritar mulheres e encantar homens” graças a seu charme e beleza. Sua marcante história inspirou a novela que leva a seu apelido no título, na extinta Rede Manchete, em 1986.

Leia +: Atriz de ‘Dona Beija’, Marilu Bueno morre aos 82 anos

Nascida em Formiga, Ana Jacinta chegou em Araxá aos 5 anos de idade, na companhia da mãe do avô. Foi ele, inclusive, que lhe deu o apelido Dona Beja, em referência à doçura e a beleza da flor beijo.

Durante a adolescência em 1815, Beja foi raptada por Joaquim Inácio Silveira da Motta, ouvidor do Rei, depois que ele se encantou com a beleza dela. Seu avô tentou evitar o sequestro, mas acabou morto em conflito durante o episódio. Dessa maneira, a jovem foi forçada a viver como amante do ouvidor.

Por dois anos, ela viveu na Vila do Paracatu do Príncipe, até que voltou para Araxá. O retorno aconteceu depois que Dom João VI pediu o retorno do ouvidor para o Rio de Janeiro, separando os dois.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino