J.K. Rowling é ‘cancelada’ mais uma vez. Entenda!

Por - 14/09/20 às 20:20

Reprodução/Twitter

JK Rowling virou um dos assuntos mais comentados nesta segunda-feira (14) no Twitter. Isso se deve ao anúncio de um novo livro da autora, pelo pseudônimo Robert Galbraith, que nem chegou às prateleiras, mas conquistou muitas críticas.

Atriz de Harry Potter critica J.K. Rowling após post polêmico

A sinopse de mais uma história do detetive Cormoran Strike – apresentado em O Chamado do Cuco, primeiro livro da saga policial da britânica – foi divuldaga pelo portal Pink News e gerou polêmica com a comunidade transgênero, a qual já possui atritos com a escritora.

Capa do novo livro de JK Rowling

Na história de Troubled Blood (Sangue Perturbado, em tradução livre), Strike passa a investigar o caso de um serial killer homem, cisgênero (um homem que se identifica com seu gênero biológico, ou seja, masculino) que se veste de mulher para atacar as vítimas. 

O caso teria ocorrido de verdade em 1974, pois no ano houve o desaparecimento de uma mulher e estaria relacionado a um assassino em série que se veste de mulher.

J.K. Rowling é acusada de transfobia após opinião na web

Revoltados, os fãs da saga do jovem bruxo e outros levantaram a tag #RIPJKRowling (Descanse em paz, JK Rowling, em português) para proferirem seus descontentamentos em relação à obra da celebridade. 

"Vivo em um universo paralelo onde quem escreveu Harry Potter foi Emma Watson, não JK Rowling", brincou um internauta relembrando da atriz que interpretou Hermione na cinematografia de Harry Potter e faz parte de causas sociais, como o feminismo.

Problemas

 

No episódio mais recente das polêmicas, a autora de Herry Potter foi acusada de transfobia depois de fazer comentários no Twitter sobre uma matéria que continha o título de "pessoas que menstruam". JK, então, de forma irônica, usou diferentes palavras em inglês para se referir a mulher, dizendo que somente mulheres cisgênero mesntruam, invisibilizando homens e mulheres trans.

Daniel Radcliffe rebate comentários de JK Rowling: 'Mulheres trans são mulheres'

O texto tinha a intenção de ser inclusivo, entretanto, à famosa, a identidade de gênero das pessoas – isto é, se a pessoa se identifica como homem, mulher ou não-binária – é definida exclusivamente pelo sexo biológico.

---