Jamelão sofre novo derrame, no Rio de Janeiro

Por - 21/11/06 às 18:33

Reprodução

Na tarde desta terça-feira (21), o cantor Jamelão sofreu um novo acidente vascular cerebral (AVC) e foi encaminhado ao Hospital Quinta D´Or, no Rio de Janeiro.

De acordo com comunicado da assessoria de imprensa do local, o problema foi atestado por exames realizados pelo Serviço de Emergência.

Ainda segundo a assessoria, Jamelão também apresenta forte desidratação.

Com 93 anos, Jamelão sofreu o primeiro AVC em  outubro, em São Paulo. Ele será transferido ainda hoje para o hospital Copa D´Or.

Histórico

José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão, foi internado, no início de outubro, no hospital Dante Pazzanese, zona sul de São Paulo. Na ocasião, o sambista teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) leve, o que ocasionou dificuldades na fala.
Devido ao problema, o puxador dos sambas da escola carioca Estação Primeira de Mangueira deverá ficar de fora do CD do Grupo Especial para o Carnaval 2007.

Desde os anos 50, Jamelão participa da gravação do CD do Carnaval, representando a verde e rosa.

Nascido no bairro de São Cristóvão, Janelão começou a ganhar a vida aos nove anos como pequeno jornaleiro. Ganhou o apelido de Jamelão na gafieira Jardim do Meyer, um dos muitos endereços de seu aprendizado de crooner. Foi levado à Mangueira pelo lendário compositor Gradim, amigo de Cartola e Carlos Cachaça, apesar de ter iniciado a trajetória de sambista acompanhando a mãe, Dona Benvinda, que saía na Escola Deixa Malhar, no Engenho Novo. Trabalhou como operário antes de começar a cantar em gafieiras.

Antes de entrar na Mangueira, por volta de 1945, o sambista participou do programa Calouros em Desfile, comandado por Ary Barroso, interpretando Ai, que Saudades da Amélia, de Ataulfo Alves e Mário Lago.

A partir daí, conseguiu trabalhos no rádio e em boates, participando também como crooner da Orquestra Tabajara de Severino Araújo, com quem excursionou à Europa. Consagrou-se principalmente como cantor de samba, emplacando sucessos como Fechei a Porta (Sebastião Motta/ Ferreira dos Santos), Leviana (Zé Kéti), Folha Morta (Ary Barroso), entre outras.

Jamelão é o maior intérprete dos sambas de Lupicínio Rodrigues, como Esses Moços, Ela Disse-me Assim e Torre de Babel.

Sobre o AVC

Popularmente conhecido como "derrame cerebral" ou, simplesmente, "derrame", o AVC – Acidente Vascular Cerebral – está entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil, quase 90.000 pessoas morreram em conseqüência de AVC em 2002. O AVC é, também, um dos principais responsáveis por deixar o paciente incapacitado para realizar suas atividades habituais. De acordo com o grau do AVC, ou seja, da extensão e localização da área do cérebro atingida, ele pode fazer com que as pessoas fiquem totalmente dependentes de terceiros, sem condições, às vezes, de sair da cama, ou pode ser tão discreto ao ponto de não deixar nenhuma seqüela ou deixar apenas uma leve perda de força na mão.

Estima-se que a maioria dos indivíduos que sofrem um "derrame" demora, em média, 12 horas para chegar a um hospital ou que apenas 30% das vítimas são levadas ao hospital nas primeiras 6 horas, sendo que o ideal é que eles recebessem o tratamento adequado até 3 horas após o início do AVC. Assim, o risco de ter seqüelas é diminuído de modo significativo.

Fonte: http://www.sespa.pa.gov.br/

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.