James Cameron causa polêmica com comentário sobre filme

Por - 25/08/17 às 12:39

Divulgação

James Cameron, conhecido por dirigir Titanic (1997) causou polêmica ao classificar Mulher-Maravilha como um retrocesso para o feminismo. O diretor foi duramente criticado por fãs do longa e, claro, pela própria Patty Jenkins, que dirigiu o filme da heroína.

“A Mulher-Maravilha é um ícone objetificado. É a Hollywood de homens fazendo a mesma coisa de sempre. Não estou dizendo que não gostei do filme, mas acho que é um retrocesso”, declarou em entrevista ao jornal The Guardian.

James chegou a citar Sarah Connor, personagem de seus dois filmes na franquia Exterminador do Futuro, como exemplo de protagonista feminina.

“A Sarah Connor não é um ícone da beleza. Ela era forte, ela era problemática, ela era uma mãe horrível e ganhou o respeito da audiência com sua coragem. Para mim, é óbvia a contribuição de personagens como ela”, completou.

Por sua vez, Jenkins usou sua conta nas redes sociais para rebater o comentário do cineasta.

“A incapacidade de compreender o que é a Mulher-Maravilha e o que ela representa para mulheres de todo o mundo não é uma surpresa. Apesar de ser um grande cineasta, ele não é uma mulher. Se mulheres precisam ser duras e problemáticas para serem fortes e se não temos liberdade para ser multidimensionais e para celebrarmos um ícone feminino por ela ser atraente e adorável, então não progredimos em nada”, disse.

---