James Wan fala do sucesso do universo Invocação do Mal

Por - 27/06/19 às 20:10

Divulgação
James Wan, mente brilhante por trás da criação do universo de Invocação do Mal, assina a produção de Annabelle 3: De Volta Para Casa. Depois de dirigir o primeiro e o segundo Invocação do Mal, Wan passou a atuar como produtor dos filmes subsequentes da franquia, sempre dando seu toque e sua assinatura.
 
Trabalhando lado a lado do Gary Dauberman, que dirige Annabelle 3 e é braço direito de Wan em todos os outros filmes da franquia de terror,  Wan contou qual a fórmula para fazer tantos filmes de sucesso dentro de um mesmo universo.
 
"Não gosto de pensar que nós temos uma espécie de fórmula matemática. Acredito que seja algo instintivo. Tentamos criar personagens que gostamos e com os quais nos importamos. Fica claro quando alguns personagens, mesmo que sejam artefatos do mal assombrados, acabam se tornando mais populares que outros", disse. " Além disso, o público deixa bem claro quando gosta. Eles me mandam mensagem nas redes sociais dizendo 'a gente ia amar ver um filme baseado nesse ou naquele'. É um processo bem orgânico", completou.
 
Um dos grandes desafios é fazer com que cada filme tenha sua própria 'personalidade', para que não se torne algo cansativo e repetitivo. Diante disso, o produtor revelou que é importante estar atento aos detalhe para não cair na mesmice.
 
"Isso é muito importante. O fato de ser um universo grande, faz com que cada filme precise ser diferente, precisamos sentir que é diferente. Caso contrário, começa a ficar estagnado e acho que é importante manter cada história original", afirmou. "Os filmes da Annabelle, apesar de lidar com um mesmo assunto, cada um tem um tom e um 'sabor' diferente. Com A Freira a gente sentia que era um filme de terror medieval e tinha um visual que não tínhamos visto antes e isso é fundamental para mim e algo que tento trazer para todos os filmes".
 
Expandindo cada vez mais o universo de The Conjuring, James Wan contou que fazer com que o universo crescesse foi algo natural e que eles sentiram lá em 2013, quando o primeiro Invocação do Mal saiu do papel.
 
"Ficou óbvio, quando fizemos o primeiro Invocação do Mal, que estávamos contando uma história baseada em apenas um caso, e os Warren tem muitos casos que eles investigaram ao longo da vida", disse.
 
Conhecedor do trabalho dos Warren, o produtor contou qual sua história preferida do casal.
 
"Eu tenho várias história favoritas, mas uma delas eu realmente amo e quis, pelo menos, introduzir neste filme. (SPOILER) É um caso em que eles investigaram um homem que foi possuído pelo espírito de um lobisomem. Esse, na verdade, é um dos casos mais famosos que eles têm e eu ia amar ver um filme de lobisomem com o selo do universo de Invocação do Mal".
 
Gênio do terror, ele também revelou o que mais gosta de ver em um bom filme do gênero.
 
"Para mim, um bom filme de terror, é aquele que entende o público e, uma vez que ele entende o público, ele sabe como 'quebrar' a expectativa, mostrando algo que eu não tenha visto antes. Tento fazer isso com meus filmes, apesar de serem baseados em histórias conhecidas, tento mostrar de uma forma diferente" 

 

---