Janine Salles mostra sua porção mestre cuca

Por - 05/08/13 às 13:32

Jorge Rodrigues Jorge/ Carta Z Noticias

Fazer doces é uma das paixões de Janine Salles. Algo que surgiu quando a intérprete da dançarina e garçonete Lúcia, de Flor do Caribe, ainda era criança e assistia a programas de culinária na tevê. Interessada pelo assunto, ela começou a se aventurar com as amiguinhas. Mas, geralmente, os quitutes não davam certo. Até que resolveu preparar brigadeiros e vender na escola.

"Era uma briga, todo mundo queria. Era muito gostoso mesmo", recorda. Hoje em dia, em qualquer festa de aniversário, a atriz é requisitada para colocar em prática suas habilidades culinárias. E um dos doces mais pedidos para esse tipo de ocasião é a musse de chocolate com amêndoas.

 Janine Salles mostra sua porção mestre cuca "Eu gosto de fazer sobremesas. Comida mesmo, não sou muito boa. Só sei o básico, sei me virar. Não vou ficar com fome", assegura, bem-humorada. 

Para preparar o doce, o primeiro passo é derreter o chocolate meio amargo com a manteiga sem sal em banho-maria ou no micro-ondas.

"Não pode ter sal na manteiga e também não pode ser margarina. Se for, não dá consistência", avisa, enquanto reserva o chocolate.

Em seguida, Janine bate 18 gemas com 12 colheres de sopa de açúcar em uma batedeira, por cerca de 10 minutos. E só para quando os ingredientes formam um creme homogêneo branco.

"Depois, coloca baunilha e conhaque a gosto, um pouquinho só. Mas só se a pessoa quiser, não é necessário", frisa.

Em outro refratário, Janine bate 12 claras em neve. Aí, então, mistura o creme branco – formado pelas gemas e açúcar – com o chocolate derretido e, logo após, acrescenta as claras batidas cuidadosamente.

"É a clara em neve que forma o aerado da musse", esclarece ela, que aprendeu a receita com um chefe de cozinha, pai de um amigo seu.

O que dá um toque especial na musse são as amêndoas sem casca, que são colocadas por cima da sobremesa.  Para torrá-las, Janine usa um forno elétrico durante cinco minutos.

"As amêndoas podem ser inteiras ou quebradas ao meio", esclarece a atriz, que também costuma ouvir elogios por conta de seu bolo de brigadeiro.

"Todo mundo fala que não tem igual", revela.

Enquanto espera a musse ganhar firmeza dentro do congelador, Janine aproveita para falar sobre sua personagem em Flor do Caribe. Na trama, Lúcia é uma das garçonetes e dançarinas do bar de Cassiano, protagonista de Henri Castelli. Por isso, a atriz decidiu, por conta própria, frequentar aulas de danças caribenhas, como salsa, merengue e zouk.

"Também fui em alguns lugares na Lapa (bairro boêmio do Rio de Janeiro) que tocam esses ritmos para observar as pessoas dançando e a maneira como elas abordam outras pessoas para dançar", conta. 

A personagem foi conquistada através de dois testes, realizados bem antes do início das gravações. Janine já estava achando, inclusive, que não tinha sido aprovada.

"Era um mundo de gente nesses testes. Mas, graças a Deus, me indicaram, falaram que eu tinha passado bem em cima da hora", celebra a atriz, no momento em que joga as amêndoas por cima da musse para saboreá-la sem culpa.

"O negócio é não comer todos os dias. Mas, uma vez por semana, eu não abro mão. A gente tem de ser feliz", simplifica.

Musse de chocolate com amêndoas
Ingredientes

500 g de chocolate meio amargo

400 g de manteiga sem sal

18 gemas

12 claras

12 colheres de sopa de açúcar

Amêndoas sem casca

Essência de baunilha a gosto
 

Modo de fazer

Derreta 500 g de chocolate meio amargo com 400 g de manteiga sem sal em banho-maria. Reserve. Bata 18 gemas e 12 colheres de sopa de açúcar durante 10 minutos, até formar um creme branco homogêneo. Acrescente baunilha e conhaque a gosto. Reserve. Em outro refratário, bata 12 claras em neve. Misture tudo, começando pelo chocolate derretido com as gemas batidas. Em seguida, acrescente as claras em neve e mexa cuidadosamente. Leve ao congelador até que a musse esteja firme. Torre as amêndoas sem casca no forno, durante cinco minutos. Quando a musse estiver pronta, jogue as amêndoas por cima, antes de servir.    
 

Janine Salles teve medo de não passar nos testes para Flor do Caribe
 


×