João do Vale é homenageado pelo Google

Por - 11/10/22 às 08:20

Músico João do Vale cantando no palco, imagem em preto e brancoO músico faleceu em 1996 aos 62 anos - Foto: Divulgação

Se vivo estivesse, o cantor e compositor João do Vale completaria 88 anos nesta terça-feira, 11 de outubro. Por conta disso, o Google, através do Doodle, a forma do Google prestar sua homenagem e se posicionar diante de algum acontecimento marcante, reverencia o artista maranhense.

Nascido em Pedreiras, ele enfrentou o preconceito ainda na infância quando foi expulso da escola para dar lugar a um aluno de classe alta. Esse episódio pontuou sua maneira de enxergar o mundo e serviu de grande influência em seu trabalho.

Leia +: Lucy Alves já cantou baião ritmo que João do Vale dominava

Para ajudar no sustento da família, João do Vale vendia laranjas em feiras da região. Mas já aos 13 anos, compunha músicas para um grupo musical.

Eles montaram peças que retratavam a cultura maranhense por meio de teatro, dança e letras. Embora tenha ajudado a impulsionar sua paixão lírica, não havia retorno financeiro.

Arte do Google em homenagem a João do Vale
Foto: Reprdução/Google

JOÃO DO VALE SE TORNOU REFERÊNCIA

Disposto a mudar sua história, João do Vale viajou para o Rio de Janeiro e assumiu trabalhos braçais como mineração de carvão, pedreiro e construção civil. Em maio a essas funções, ele visitava outras grandes cidades para compartilhar suas melodias e poesias.

Influenciado por experiências pessoais e gêneros musicais nordestinos como o baião, Vale escreveu canções sobre pobreza e cultura popular.

Leia +: Entenda a influência do ‘piseiro’ na cultura pop

No início dos anos 1950, ele teve a oportunidade de apresentar sua criação de ritmos dançantes na Rádio Nacional. Por não saber escrever, João teve que memorizar todo o seu trabalho para apresentar suas peças.

Seus baiões chamaram a atenção dos apresentadores e produtores e sua carreira musical decolou. Em 1964, João do Vale se apresentava em showrooms que destacavam os ritmos nordestinos para a classe trabalhadora do sul do Brasil.

Ele escreveu vários sucessos musicais, criou dois álbuns solo e compôs músicas que popularizaram muitos grandes nomes da indústria. Ele continuou a criar e compartilhar músicas enraizadas em sua cultura até sua morte em 1996, aos 62 anos.

No Centro Histórico de São Luís, capital do Maranhão, há um teatro com o nome dele e em Pedreiras, sua cidade natal, há um memorial em reverência ao artista.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino