João Kléber quer voltar à tevê brasileira com talk show

Por - 12/01/06 às 16:13

Divulgação

João Kléber acaba de voltar de suas férias repleto de novidades e com a promessa de que 2006 será um grande ano profissional.

Assim como o apresentador havia contado a OFuxico, ele garante que “ainda” negocia com duas emissoras. Também diz que, até o final do primeiro semestre, estará de volta às telinhas no Brasil. Por enquanto, João e o seu Teste de Fidelidade são exibidos na tevê portuguesa. No final do ano passado, seus dois programas Tarde Quente e Eu Vi Na TV, deixaram de ser exibidos na RedeTV!.

O polêmico apresentador, que é líder de audiência em Portugal com seu programa Fiel e Infiel, exibido pela TVI, conversou com a reportagem de OFuxico.

“Nesta quarta-feira (dia 11) tive um almoço de negócios com uma das emissoras. Ainda estamos em fase de negociações. Eles continuam ouvindo minhas condições, já que estou dando prioridade para Portugal. A emissora precisa saber que eu não quero mais fazer programa diário. Meu interesse agora é semanal e gravado, já que vou ficar mais fora do Brasil, porque estou indo muito bem na TVI com o Fiel e Infiel, com o qual acabo de renovar contrato por mais um ano”, disse João, que já sabe como quer o formato de sua nova atração no Brasil.

“Quero fazer um programa talk show. Quero um programa de variedades, que tenha entrevistas, humor, e até mesmo um reality show. Quero algo que eu acredite que vá bem”, revelou o apresentador, que estuda cautelosamente todas as cláusulas dos contratos.

“Uma das emissoras me apresentou dois programas. Um semanal, em horário nobre, e outro diário, no período da tarde. A outra, me ofereceu um diário em horário nobre, mas querem ao vivo. E eu não quero mais programa ao vivo, porque não tenho mais gás. Falei que é impossível e que não me adapto mais”, revelou João, que ainda explicou por que quer priorizar seus trabalhos na Europa.

“O Fiel e Infiel é líder de audiência em Portugal, tanto é que eles renovaram o contrato por mais um ano. O programa faz sucesso desde o primeiro dia e ganha até mesmo da novela A Lua Me Disse, da Globo, na sexta, quando a atração vai ao ar”.

Negociações também em outros países da Europa

Além de Portugal, João Kléber ainda pode ter atrações na Itália e na Inglaterra.

“Na Itália já está tudo praticamente definido. O programa será semanal e eu mesmo vou apresentar. Além disso, o canal 5 da Inglaterra mostrou interesse em uma atração com este formato. Será o mesmo do Fiel e Infiel. Vou conceder os direitos, mas este, para o qual ainda estamos estudando as possibilidades, eu não irei apresentar, apenas dirigir”, revelou o apresentador, que se acertar com a emissora da Inglaterra ajudará a escolher o apresentador.

Polêmica sobre a censura sofrida pela RedeTV!

Questionado se teme a “censura”, como sofreu no Brasil, no final do ano passado, com o Tarde Quente, da RedeTV!, João Kléber foi enfático.

“Lá (Europa) não tem esse tipo de problema. O programa é classificado para o horário e o apresentador exerce o horário. Algo depois de 23 horas”.

Para relembrar o problema pelo qual João Kleber e a RedeTV! passaram, é bom explicar que tudo começou quando foi entregue à emissora uma liminar que suspendeu a apresentação do Tarde Quente. A alegação do Ministério Público foi de que a atração pregava a homofobia, ou seja,  que o programa, com exibições de pegadinhas, vinha denegrindo a imagem dos homossexuais.

Em seguida, a Rede TV! ficou fora do ar por mais de 24 horas. O sinal da emissora foi interrompido pela justiça, devido ao não cumprimento da decisão judicial. Além disso, o Ministério Público ordenou que a atração fizesse os Testes de Fidelidade somente com homens e não com mulheres, o que o apresentador considera censura e preconceito.

Diante de tais fatos, João Kléber enviou uma carta ao Ministro da Cultura, Gilberto Gil, pedindo que ele se pronuncie sobre a censura que sofreu, depois que teve seus programas proibidos de serem exibidos na RedeTV!, mas até o momento não obteve nenhuma resposta.

“A carta foi protocolada e entregue por meu advogado, que foi até Brasília e entregou nas mãos do assistente de gabinete do Ministro da Cultura (Gilberto Gil). O Gilberto não respondeu. Eu lamento. O objetivo é que ele se posicionasse como Ministro e como artista que viveu na época do regime militar sob a censura. Hoje, na democracia, fui censurado”, desabafou o apresentador que não pretende colocar um ponto final no caso.

“Eu vou para Portugal no próximo dia 22 e espero marcar uma audiência com ele assim que eu chegar. Vou continuar lutando pela minha liberdade de expressão artística”, finalizou João Kléber.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.