Joãosinho Trinta é internado vítima de AVC. Entenda essa doença

Por - 13/07/06 às 10:44

Reprodução

(Atualizada às 16h38)

O carnalavesco Joãosinho Trinta continua internado em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Pró-Cardíaco, zona sul do Rio de Janeiro. Segundo informação da assessoria de imprensa do local, Joãosinho foi vítima das seqüelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido em novembro de 2004.

De acordo com o boletim assinado pelo médico João Luiz Ferreira Costa, o estado do carnavalesco exige acompanhamento médico, em virtude da evolução de seu quadro.

" Ele permanece no CTI em virtude da insuficiência respiratória aguda secundária à crise compulsiva que apresentou na terça-feira", diz o boletim.
Segundo seu empresário, Henrique Artur Souza, Joãosinho passou mal na noite de terça-feira, 11, enquanto conversava com um casal de amigos em um hotel carioca. Teve convulsões e foi levado para o Pró-Cardíaco onde voltou a ter mais duas convulsões. Os médicos optaram por fazer uma traqueostomia e sedar o carnavalesco que, até o momento, respira com auxílio de aparelhos.

Henrique Souza contou a OFuxico que Joãosinho se encontrava no Rio de Janeiro porque estava com alta, por três meses, do Hospital Sarah, de Brasília, onde ainda faz fisioterapia para se recuperar do segundo AVC que sofreu no final de 2004, dentro do barracão da Unidos de Vila Isabel, escola para a qual preparava o Carnaval de 2005.

"À medida que o  tratamento fisioterápico vai evoluindo, o hospital de Brasília libera o Joãosinho, como tinha acontecido antes do Carnaval deste ano. Agora, há menos de 30 dias ele foi autorizado a ficar três meses de alta", diz Henrique Souza.

Histórico do problema de saúde

O primeiro AVC que o carnavalesco sofreu foi em 1997, quando comandava o Carnaval da Unidos do Viradouro. Ele surpreendeu platéia e jurados ao aparecer na frente da escola de Niterói, que conquistou o título, com o braço direito parcialmente paralisado.

O carnavalesco sofreu um segundo Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia 27 de novembro de 2004, enquanto descansava no barracão da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, para a qual preparava o enredo Singrando Mares Bravios, que falava sobre a evolução da indústria naval. O segundo AVC não lhe deixou com seqüelas físicas.
Por conta de sua doença, quem terminou de desenvolver o enredo foi seu assistente Wanny Araújo. A Vila Isabel ficou em décimo lugar no desfile de 2005.

AVC – Entenda sobre a doença

 

Popularmente conhecido como "derrame cerebral" ou, simplesmente, "derrame" o AVC – Acidente Vascular Cerebral está entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil, quase 90.000 pessoas morreram em conseqüência de AVC em 2002, enquanto o IAM – Infarto Agudo do Miocárdio foi responsável por um pouco mais de 60.000 mortes.

O AVC é, também, um dos principais responsáveis por deixar o paciente incapacitado para realizar suas atividades habituais. De acordo com o grau do AVC, ou seja, da extensão e localização da área do cérebro atingida, ele pode fazer com que as pessoas fiquem totalmente dependentes de terceiros, sem condições, às vezes, de sair da cama, ou pode ser tão discreto ao ponto de não deixar nenhuma seqüela ou deixar uma leve perda de força na mão.

Estima-se que a maioria dos indivíduos que sofrem um "derrame" demora, em média, 12 horas para chegar a um hospital ou que apenas 30% das vítimas são levadas ao hospital nas primeiras 6 horas, sendo que o ideal é que eles recebessem o tratamento adequado até 3 horas após o início do AVC. Assim, o risco de ter seqüelas é diminuído de modo significativo.

A grande maioria das pessoas não sabe se corre risco de ter um "derrame". A hipertensão arterial (pressão alta) e a diabete são algumas das doenças que favorecem a ocorrência de um o AVC. Por isso, são urgentes as providências para se ampliar o conhecimento a respeito do "derrame" para alertar a população sobre os seus riscos. Outro passo importante para salvar vidas é capacitar pessoal e equipar centros de AVC para prestar socorro seguro e rápido às vítimas. Atualmente existem cerca de 50 centros de AVC em todo o Brasil.

Há dois tipos de derrame: o hemorrágico e o isquêmico e devem ser atendidos de modo diferente e com urgência. Na presença de sinais de AVC deve ser realizada imediatamente uma tomografia, exame essencial para a determinação do tipo do derrame. Confirmado o diagnóstico, o paciente é levado à UTI – Unidade de Tratamento Intensivo, onde o médico aplica o remédio específico para conter o problema. Com essa agilidade e cuidados deveriam ser atendidos todos os casos de AVC.

Clique e veja uma figura explicando o que é AVC

Fonte: http://www.sespa.pa.gov.br/

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.