Jornalista lança livro sobre o impacto das novelas

Por - 21/08/19 às 23:04 - Última Atualização: 2 junho 2022

Divulgação/ Reginaldo Teixeira

Autor do livro O Que As Novelas Exibem Enquanto o Mundo se Transforma, o jornalista Valmir Moratelli lançou a obra na noite de terça-feira (20), na Livraria da Travessa, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro

Após uma sessão de autógrafos, Valmir comandou uma roda de debates sobre o assunto com Rosane Svartman, autora da novela Bom Sucesso e o ator Romeu Evaristo, no ar na trama das 19h. A mediação ficou a cargo de Tatiana Siciliano, professora da Puc-Rio.

Resultado de uma detalhada dissertação de mestrado em Comunicação Social, o livro discute aspectos relevantes das questões políticas e seus impactos na temática de telenovelas da TV Globo. Uma obra necessária a estudantes de Comunicação e de estudos culturais, profissionais de TV e a todos que pretendem compreender como a telenovela permanece sendo a maior forma de entretenimento gratuito do país.

Valmir Moratelli entrevistou diversos autores e diretores da TV Globo para traçar um panorama de temas que têm se modificado de acordo com as políticas sociais do país.

"Sempre me interessou pesquisar o que é popular. Acho nque existe um desprezo da sociedade – e não é só de intelectuais – de forma geral desprezam o que é popular: o samba, o funk, novela. Porque é do povo. E isso sempre me inquietou. Por que só temos que bater palma para o teatro e determinados filmes cult e não estudar a  fundo, avaliar o que é de massa, o que faz comunicação realmente de norte a sul do país? A novela, sendo nosso principal produto de entretenimento gratuito no Brasil, o produto cultural mais exportado do Brasil, talvez mais até do que nossas músicas, já que atualmente uma novela é exportada para mais de 100 países, a novela merece esse tipo de cuidado. É claro que existem outros tipos de trabalho sendo feitos, não é único, mas quis dar um olhar diferente, não dissociar cultura e política. Esses dois assuntos se misturam o tempo todo. Fazer cultura é um ato político em nosso país. Quis mostrar de que forma as telenovelas, nos últimos 20 anos, são influenciadas pelas mudanças sociais e políticas", disse Valmir Moratelli a OFuxico

---