Jornalista prova que existe um atalho para Santiago de Compostela

Por - 31/07/06 às 10:11

Trilhar o Caminho de Santiago de Compostela é um ato de fé para todo peregrino. Mas nem todo viajante dispõe de 30 dias para fazer a caminhada pela conhecida rota francesa. A jornalista Marilu Torres, uma das pioneiras em matérias de turismo na TV brasileira, mostra que existe uma rota alternativa, quase um atalho, para o túmulo do apóstolo,  através das terras de Portugal.

Além de ser uma rota reconhecidamente histórica, o Caminho de Santiago via Portugal dá a sensação de caminhar “em casa”. Há também a vantagem de se fazer a peregrinação em menos tempo –  partindo do Porto são 260 quilômetros possíveis de se percorrer em 10 dias.

O livro Caminhos da Fé é acompanhado de um DVD que mostra a viagem da autora, além de depoimentos de especialistas. A noite de autógrafos da obra acontece nesta segunda, dia 31, na Livraria da Vila, Casa do Saber, em São Paulo.

Carreira

Marilu Torres é a pioneiras em matérias de turismo na TV brasileira. Suas reportagens abriram caminho para crescimento do setor na década de 1980 e para o aparecimento de uma nova área de especialização do jornalismo, os cadernos encartados nos jornais e as revistas de turismo. Agora, para festejar seus 25 anos de carreira, ela está lançando seu primeiro livro Caminhos da Fé.

Entre 1980 e 1986, Marilu apresentava reportagens sobre artes, comportamento e decoração no programa matinal TV Mulher, da Rede Globo. Aí começou a incluir nesse cardápio reportagens sobre turismo. Foi um estouro. Formada em História, Marilu também levou esse conhecimento para suas reportagens, o que a transformou numa referência dentro da área de turismo.


×