Jornalista que mentiu sobre Bob Dylan pede demissão

Por - 31/07/12 às 01:30

Getty Images

Jonah Lehrer admitiu a culpa e anunciou sua demissão da revista The New Yorker, após reconhecer que mentiu em algumas entrevistas publicadas em seu livro com Bob Dylan. A publicação, intitulada de Imagine, já vendeu mais de 200 mil exemplares, entre cópias impressas e digitais.

"As mentiras terminaram. Entendo a gravidade da minha posição", disse Lehrer em comunicado.

A suspeita foi levantada por Michael Moynihan, jornalista da revista digital Tablet, que perguntou a Lehrer sobre algumas entrevistas publicadas no livro, lançado pela editora Houghton Mifflin.

"Perguntei a Lehrer sobre sete entrevistas de Bob Dylan, três delas não apareciam em lugar nenhum, pelo menos não na forma que estava no livro; outras três incluíam partes de entrevistas reais de Dylan, e uma outra tinha sido tirada totalmente de contexto", explicou Moynihan a revista Tablet.

Diante das várias dúvidas do jornalista da Tablet, Lehrer se viu num beco sem saída e continuou com a farsa, mesmo sendo questionado sobre as entrevistas que não haviam em nenhuma outra fonte. Ele afirmou que as informações eram de uma filmagem arquivada, fornecida pelos representantes de Dylan.

"Foi uma mentira dita em um momento de pânico", confessou. Lehrer ainda pediu desculpas aos seus leitores e mostrou arrependimento pelo fato.

A editora encerrou a produção do livro impresso e retirou do mercado a versão digital do Imagine.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.