José Roberto Bertrami, músico do trio Azymuth, morre aos 66 anos
Por Redação - 10/07/12 às 09:10
O músico José Roberto Bertrami, tecladista do grupo instrumental Azymuth, morreu neste domingo (8), aos 66 anos, no Rio de Janeiro, informou a página oficial do trio no Facebook. Ele sofreu insuficiência hepática e ficou internado em um hospital por dois meses. O enterro será nesta segunda-feira, no cemitério São João Batista.
“Luto É com muita tristeza em nossos corações que anunciamos o falecimento do nosso irmão de som José”, escreveram os músicos Alex Malheiros (baixo) e Ivan Conti (bateria), que formaram com Bertrami o trio Azymuth, no Facebook da banda.
Em uma outra mensagem, escrita em inglês, eles contaram que Bertrami morreu após passar as últimas semanas num hospital. Eles também agradeceram a todos os fãs por seu apoio nesses anos e durante “este período extremamente triste”.
O Azymuth surgiu em 1972 quando o trio ainda se apresentaqva com os nomes do Grupo Seleção e Alan and His Orchestra, tocando covers. Segundo o Dicionário Houaiss da Música Popular Brasileira, no ano seguinte, os três músicos, já com o nome que o consagrou, gravou a trilha sonora do filme O Fabuloso Fittipaldi.
Em 1975, gravou o primeiro LP, com o sucesso Linha do Horizonte. No ano seguinte, lançou um compacto simples contendo Melo da Cuíca, êxito na trilha sonora da novela Pecado Capital, da Rede Globo. No final dos anos 1970, o trio foi para os Estados Unidos, chegando a atingir o 19ª lugar nas paradas de sucesso americanas com a música Jazz Carnival, do LP Light as a Feather. Seguiram-se outros discos lançados naquela país.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.