Juliette ‘atropela’ Neymar e é a queridinha das marcas no Instagram

Por - 19/07/21 às 16:46

Juliette Freire e Neymar(Reprodução/Instagram)

A participação de Juliette Freire no BBB 21, em que saiu vencedora, alcançou um patamar de envolvimento do público nunca visto na história do reality show. O carisma da paraibana segue conquistando e movimentando as redes sociais, mesmo após dois meses do fim do programa.

Com mais de 30 milhões de seguidores somente no Instagram, a influenciadora digital supera em resultados na plataforma o jogador de futebol Neymar, craque do Paris Saint-Germain e maior astro internacional brasileiro na atualidade.

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O levantamento de dados da INFLR, startup especializada em marketing de influência, considera os números registrados até o dia 15 de julho.

Nele, Juliette apresentou resultado de 8.94% (3,4 milhões) no Índice de Engajamento INFLR, que analisa a interação dos seguidores com as publicações, seja com curtidas, comentários ou compartilhamentos. Enquanto isso, Neymar, que tem mais de 153 milhões de seguidores, teve 1.24% (1,9 milhão) de engajamento na primeira quinzena deste mês.

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Thiago Cavalcante, sócio e diretor da INFLR, destacou que, por trás de influenciador digital, há sempre uma equipe ou agência de marketing com estratégias e ferramentas próprias que impactam diretamente o alcance de um post, principalmente nos casos de campanhas publicitárias.

“Evidentemente que a Juliette é hoje uma celebridade consolidada e isso tem muito peso. Mas ao mesmo tempo, Neymar também é, sendo há alguns anos um dos principais atletas do mundo. A diferença é que o jogador não tem as redes sociais como principal atividade, ao contrário da Juliette, que está no auge do ‘hype’ e conta com uma equipe empenhada somente tornar seu perfil mais atrativo às marcas parceiras”, afirmou.

SEGUIDORES GARANTEM RESULTADO EM MARKETING NO INSTAGRAM?

Muita gente acha que quanto mais seguidores no Instagram, mais a pessoa vai render para e empresa que está contratando-a. Porém, este pensamento é errado, do ponto de vista mercadológico.

O Índice de Engajamento INFLR serve de alerta tanto para empresas que desejam anunciar nos perfis quanto para os influenciadores digitais que almejam se tornar relevantes no meio. Isso porque a comparação dos números de Juliette e Neymar escancara uma realidade que muitos ainda não sabem sobre as redes sociais: grande quantidade de seguidores, seja na casa dos milhares ou milhões, não garante o resultado.

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“É justamente o contrário, o padrão das redes sociais é de que um post chegue a apenas cerca de 5% dos seguidores de quem publica, não importa o tamanho do perfil. Isso, para empresa que contrata esperando uma exposição gigante e não a tem, é um prejuízo enorme. Por isso é importante essa análise detalhada”, explicou Thiago Cavalcante, sem uma estratégia bem direcionada e coesa, as parcerias no Instagram podem não trazer o resultado esperado.

“Não dá para falarmos que o engajamento do Neymar é ruim, afinal, ele tem em média 1,9 milhão de likes por post e representa bastante enquanto figura pública. Mas para quem possui mais de 153 milhões de seguidores, quase 5 vezes mais que a Juliette, que alcança quase 3 milhões e meio de curtidas em cada publicação, acaba sendo uma discrepância considerável”, avaliou o sócio da INFLR, apontando que comparativo entre os dois é um retrato de como os algoritmos das redes sociais atuam de acordo com os mecanismos aplicados.

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais