Justiça inocente a Globo em ação de mágicos contra a série Mister M

Por - 11/05/12 às 18:05

Reprodução

O Superior Tribunal de Justiça isentou a TV Globo e a afiliada da emissora, Televisão Gaúcha, da obrigação de indenizar um grupo de mágicos por supostos prejuízos provocados pela série Mister M, exibida pelo Fantástico em 1999.

De acordo com informações do blog da jornalista Patrícia Kogut, a decisão do STJ já foi publicada no site da entidade.

A ação contra a Globo é de autoria de Vítor Hugo Cárdia e outros mágicos. Os profissionais do ilusionismo alegavam que o quadro, que revelava os segredos por trás dos truques e das mágicas, prejudicava a categoria e quebraria o Código de Sigilo dos Mágicos.

Ainda segundo informações da jornalista, o relator do caso, ministro Luiz Felipe Salomão, alegou que não há norma jurídica que impeça a revelação dos segredos do ilusionismo e com isso isentou as emissoras de qualquer tipo de responsabilidade civil.

“Desde sempre existem livros e brinquedos vendidos especialmente com esse desiderato, o de ensinar o comprador os alegados ‘segredos’ e não se têm notícias de qualquer insurgência, por parte dos ‘mágicos’, contra essa prática”, avaliou o relator.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.