Justiça intima Sura Berditchevsky

Por - 16/06/06 às 12:30

Reprodução

A diretora do espetáculo infanto-juvenil Peter Pan, Sura Berditchevsky, que também assina a autoria da peça, terá de explicar na Justiça, o motivo de ter excluído o nome da co-autora Neuza Caribé, na peça, em cartaz no Teatro Villa-Lobos, no Rio de Janeiro desde o último mês de abril. Na montagem original, feita há 15 anos, Sura e Neuza assinam o texto.

Na véspera do feriado de Corpus Christi, a juíza da 13ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acatou as duas ações – uma de tutela antecipada de provas e outra de danos morais – contra Sura Berditchevsky e mandou expedir um mandado de citação e intimação da ré. Quem deu entrada nas ações foi a advogada Adriana De Cenzo, que explica a situação a OFuxico.

“Como a citação vai pelo Correio, a Sura ainda não recebeu o documento. A partir do recebimento, ela terá 15 dias para contestar o que a minha cliente, a Neuza Caribe, está reivindicando. Só que as provas que juntamos aos autos, são incontestáveis. A própria Sociedade Protetora dos Autores Teatrais (SBAT) à qual tanto a autora quanto a ré são associadas, emitiu um parecer afirmando que as duas peças são iguais, ou seja, que a versão atual é a mesma que foi assinada pelas duas, na montagem original”, conta a advogada, que reivindica uma indenização de R$ 100 mil.

Motivo da ação

Conforme Adriana De Cenzo afirma em sua petição inicial, datada de 28 de abril e que originou o processo de número 2006.001.055614-0, em 1990, Neuza Caribé  e Sura Berditchevsky fizeram a adaptação de Peter Pan, de JM Barrie. E a história do menino que se recusa a crescer, pelas mãos das duas, ganhou ares brasileiros, com o herói residindo em um condomínio da Barra, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro. A advogada conta ainda que sua cliente só tomou a decisão de entrar na Justiça depois que se esgotaram todas as possibilidades amigáveis com a ré. 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.